Olá Gilberto. Fala-se tanto na difusão da TV Digital mas nosso só possui duas emissoras com sinal aberto. Sou morador da Grande Vitória e em dias normais o receptor do sinal digital indica excelente qualidade de sinal. Porém quando o tempo está chuvoso a recepção de sinal piora munto apresentando o “congelamento” ou perda completa da imagem. Qual é o problema? Terei que trocar minha antena?

João – Vitória

Olá João. As antenas para recepção de TV Digital devem ser compatíveis com o sinal na frequência UHF. Não precisam ser especiais para TV Digital. Basta apenas que elas sejam próprias para este tipo de frequência que também é utilizada para algumas transmissões de TVs abertas no interior.

É verdade, a chuva (dependendo da intensidade) pode afetar sim a recepção do sinal. O grau de interferência vai depender da distância existente entre o receptor (TV) e a antena emissora. Quanto maior a distância implica em menor intensidade do sinal recebido e assim é maior a possibilidade de interferência.

Este problema pode ser solucionado com o reposicionamento da antena ou com a instalação de uma antena mais sensível (de maior ganho).

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge