A difícil escolha de um Tablet

Neste natal parece que a “bola da vez” são os Tablets. Aqueles dispositivos portáteis com tela sensível ao toque. Alguns se parecem com um caderno enquanto outros são irmãos crescidos dos smartphones. Tudo isto cria nos consumidores muitas dúvidas de onde usar e de como escolher um Tablet que atenda as suas necessidades. Por isto o assunto da coluna de hoje é exatamente este: como escolher um Tablet?

Esta decisão não é mesmo simples pois passamos de quatro modelos disponíveis no Brasil no fim de 2010 para quase 20 opções agora ao final de 2011. Os consumidores se veem perdidos entre várias opções de modelos e marcas, algumas conhecidas e outras nem tanto.

A primeira pergunta que você tem que responder é: você precisa mesmo de um Tablet? Estes dispositivos são computadores portáteis em forma de prancheta caracterizados por uma tela sensível ao toque e pela inicialização rápida. Seu objetivo principal é o de consumir conteúdo como por exemplo ler textos e livros, jogar, ver vídeos ou navegar na Internet. A criação de conteúdo como escrita de longos textos, e-mails ou edição de fotos e vídeos, apesar de possível, não é indicada por não ser muito confortável. Devido a isto ele não vai substituir o seu notebook (só em raríssimas exceções).

Se você decidiu que o Tablet vai atender as suas necessidades vamos conhecer algumas características importantes na escolha de um destes gadgets, sonho de consumo de muita gente.

Primeira característica a ser observada é o tamanho da tela. Atualmente, pode-se dividir os Tablets em dois tipos: os com tela com tamanho em torno de 7” e os com tela de aproximadamente 10”. Os de 7” são bons pela portabilidade pois cabem tranquilamente em bolsas ou pastas. Já os de 10” são mais difíceis de carregar, mas geralmente oferecem melhor resolução e espaço para leitura. É claro que quanto maior mais pesado fica o aparelho. Aqui cabe uma observação, aparentemente os fabricantes estão se convencendo de que a tela de 10” é realmente muito grande. Os novos lançamentos estão todos prevendo telas entre 8” e 9”.

O espaço de armazenamento interno vai influenciar diretamente no preço. Se você está interessado em comprar um Tablet deve avaliar se precisa mesmo de 64 GB. Para navegar na Internet, assistir a alguns vídeos ou ler livros não é necessário muito espaço. Pense que o Tablet não será seu primeiro computador (onde todos os seus arquivos estarão armazenados) e que você sempre pode utilizar de cartões de expansão de memória (muito mais baratos).

O próximo item a ser observado é o sistema operacional e os aplicativos. Atualmente existem duas plataformas disponíveis no mercado: o Android (do Google) e o iOS (da Apple). A escolha do sistema implica nos aplicativos que você poderá utilizar pois esses programas estão atrelados ao sistema operacional.

O Android é baseado em plataforma aberta. Isso facilita, por exemplo, a transmissão de dados: quando você conecta um dispositivo ao computador, ele age como um pendrive. É só arrastar e soltar os arquivos. Ele possui uma interface fácil de usar e tem a vantagem possuir uma grande quantidade e variedade de aplicativos disponíveis.

O iOS é elegante e fácil de usar. Dificilmente apresenta problemas de instabilidade. A transmissão de arquivos (imagens, vídeos e fotos) quando feita via cabo não é tão simples, pois passa pelo programa iTunes. Também possui uma imensa quantidade de aplicativos mas a são maioria pagos. Para quem já é usuário de um iMac ou iPhone é a escolha certa.

Por último a conectividade. Como são dispositivos portáteis você vai querer ter acesso a Internet e outras redes. Temos a opção das redes Wi-Fi ou 3G. Os aparelhos só com Wi-Fi estão limitados a navegação de Internet apenas em locais que ofereçam essa alternativa como residências, cafeterias, aeroportos ou hotéis. Se você precisa de Internet móvel em qualquer local mesmo sem conexão Wi-Fi a solução é comprar um Tablet que aceite conexões com a rede 3G. Ainda será necessário contratar um serviço de Internet móvel que é cobrado à parte.

Agora você pode analisar com calma cada uma das opções e escolher o Tablet que melhor atenda a você e que caiba dentro do bolso.

Desejo a todos um excelente Natal em Família, com muita PAZ, harmonia e saúde.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge