Acesso as mensagens instantâneas de qualquer lugar

As mensagens instantâneas ou Instant Messaging (IM) já fazem parte do dia a dia de usuários domésticos e do ambiente corporativo.

Quem utiliza o MSN, ICQ ou Google Talk, Skype e até o Facebook (só para citar alguns) pode relacionar várias vantagens como: redução nos custos da comunicação, aumento da produtividade (já que é possível estar em contato com várias pessoas simultaneamente) e facilidade de acesso aos clientes e fornecedores. Outra vantagem importante é a possibilidade de envio e recebimento de arquivos sem sobrecarregar os servidores de e-mail. Até porque este não é o uso adequado para os serviços de correio eletrônico.

Quem já precisou de ter acesso ao seus contatos via algum serviço de mensagem instantânea e estava longe do seu computador ou os que estavam disponíveis não tinham este aplicativo instalado sabe a falta que isto faz.

Se você já passou por isto certamente os sites que cito neste artigo irão facilitar o acesso aos seus contatos, a partir de qualquer lugar que tenha uma conexão com a Internet e um navegador (browser).

O primeiro site é o Meebo (http://www.meebo.com). Com ele você utilizar as redes do AIM, ICQ, Yahoo Messenger, Jabber, Google Talk e MSN tendo apenas um navegador instalado no seu computador. Até aí nenhuma surpresa.

Outra opção mais recente e mais completa é o IMO (http://imo.im). Com este site você vai poder acessar a todas as redes

Mas não é só o Meebo ou o IMO oferecem a opção de ter acesso a seus contatos através de um navegador. Opções como o e-Buddy (http://www.ebuddy.net/) ou o WebMessenger (http://webmessenger.msn.com/ também disponibilizam este recurso. Uma observação o WebMessenger só funciona com o Internet Explorer.

Caso você esteja utilizando estas ferramentas de um computador público não se esqueça de encerrar sua sessão antes de sair do computador. Isto evita que outras pessoas tenham acesso a suas mensagens e contatos.

Agora você pode usar o comunicador instantâneo de sua preferência a partir de qualquer lugar.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Aqui vai outra dica..
    usando o Chrome ou qualquer outro baseado nele…(Eu uso o Iron)
    você pode fazer com que a página do MSN, IMO, E-Buddy, IM, etc..
    funcione como um app instalado (ou qualquer outra página: web mail, planilha, Gdocs etc…)

    Vá até Ferramentas > Criar atalho de aplicativo

    #ficaadica
    Ricardo Galvao postado recentemente… FacebookMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge