Ameaças digitais no final do ano

Dezembro é o mês das decorações natalinas, festas de final de ano, encontro com os amigos e muitas coisas alegres, mas também uma época de cuidado redobrado com vírus e ataques digitais.

É neste período que os crackers aproveitam para usar da engenharia social e dos temas de natal para enganar os internautas com cartões on-line e mensagens com ofertas de produtos para presentear pessoas queridas.

Veremos a seguir algumas sugestões para proteger seu computador e evitar receber um “presente“ indesejável.

Como não poderia deixar de ser, a primeira providência a ser tomada é verificar se seu software de antivírus está atualizado e as configurações corretas. Não se esqueça de ativar a busca por vírus em anexos de e-mails e páginas web.

Se você não tem um antivírus instalado no seu computador algumas sugestões o Avast (http://www.avast.com), Avira (http://www.avira.com) ou o AVG (http://www.avgbrasil.com.br). Todos os três são gratuitos para uso doméstico.

E-mails com remetente ou assunto em branco ou com caracteres estranhos devem entrar na lista de suspeitos. Mensagens com anexos que você não estava esperando também devem ser tratados com cuidado.

Lembre-se, mesmo que o campo de remetente indique ser de origem conhecida, o e-mail pode ter sido forjado e conter vírus. Antes de clicar em um link dentro de um e-mail verifique se o mesmo aponta para o endereço correto.

Não se esqueça de instalar, e manter atualizado, um Firewall pessoal em seu computador. Eles protegem o equipamento de possíveis ataques originados na Internet. Uma boa opção gratuita é o Zone Alarm (http://www.zonelabs.com).

Para as compras on line, principalmente ao informar dados pessoais, verifique se a página da loja possui um canal seguro de comunicação. Para isto, observe no canto direito inferior do seu navegador Internet (browser), se aparece um cadeado fechado. Isto indica que todas as informações enviadas por você serão criptografadas até o destino.

Ao fazer a compra imprima todas as informações que você se baseou como preço, especificações, prazo de entrega e garantia. Assim vai ficar mais simples para buscar os seus direitos caso alguma coisa dê errado.

Um forte abraço e bons preparativos natalinos

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge