Antivírus corporativo

Olá Gilberto. Trabalho numa empresa que me cede um notebook para trabalhar em casa e durante minhas viagens. A empresa faz uso de um antivírus corporativo na qual todos os computadores possuem um antivírus cliente instalado, garantindo assim a proteção da corporação. No entanto, como viajo muito, utilizo outras formas de acesso à Internet quando estou ausente da rede da empresa e nestes locais meu antivírus deixa de ser atualizado. O que posso fazer para para manter o antivírus eficaz?

Flávio – Vitória

Olá Flávio. Entendo sua preocupação e ela é muito procedente.

Como a solução foi implantada pela empresa a melhor coisa a fazer e conversar com a área de TI responsável.

Solicite a alteração da configuração do cliente de antivírus para que ele seja atualizado diretamente do site do fornecedor na Internet e não a partir de um servidor interno da empresa, Assim mesmo que você esteja fora em viagem o antivírus estará atualizado.

Por você utilizar muitas soluções de acesso a Internet vulneráveis, como redes sem fio, considere instalar também um Firewall pessoal no seu computador como por exemplo o Zone Alarm (http://www.zonealarm.com).

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge