Aplicativos que ajudam aos Deficientes Visuais

 Os smartphones são uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas mas para sua operação é necessário que o usuário consiga ver a tela para utilização. Não precisa mais. Já existem vários aplicativos que permitem que o aparelho seja operado por deficientes visuais.

Vamos conhecer alguns destes aplicativos, começando pela plataforma iPhone / iOS.

O Voiceover (http://www.apple.com/br/accessibility/osx/voiceover/) é um aplicativo gratuito muito intuitivo e com melhor aceitação entre os deficientes visuais no mundo.

Com ele é possível acessar todos os recursos do sistema iOS, fazendo com que o deficiente visual tenha total autonomia em seu uso. Tem gestos específicos para tornar o uso do aparelho mais amigável.

O sintetizador de voz é de excelente qualidade (imita a voz humana), e permite o acesso a maioria dos aplicativos . Caso o comprador do aparelho seja o próprio deficiente visual, ainda na loja ele poderá ativar o sistema. Basta tocar três vezes seguidas e rápido na tecla “home” para que a voz dê seu primeiro “oi!”.

O recurso do Zoom (utilizado junto do Voiceover) é a lente de aumento que funciona onde você estiver no iOS e com todos os aplicativos disponíveis na App Store. Dê dois toques com três dedos para aumentar imediatamente para 200%. Você pode ampliar de 100 até 500% a imagem na tela.

Para a plataforma Android temos o Talkback (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.marvin.talkback&hl=pt_BR). O aplicativo não é exclusivo de uma marca de smartphone como o VoiceOver e é bem pior do que o Voiceover. Não é tão intuitivo quanto o aplicativo d iOS e por isto não é tão bem aceito pelos deficientes.

O aplicativo Talkback é gratuito mas as vozes devem ser compradas por preços que variam entre US$ 6,00 e US$ 12,00.

A vantagem é poder ser utilizado em vários aparelhos de marcas e modelos diferentes (alguns mais baratos do que um iPhone). A desvantagem é que este aplicativo só é compatível com o sistema Android 4.1 ou superior.

Se você precisa ou tem algum conhecido que necessita destes tipo de aplicativo use ou indique para seus amigos.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge