Aplicativos que ajudam aos Deficientes Visuais

 Os smartphones são uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas mas para sua operação é necessário que o usuário consiga ver a tela para utilização. Não precisa mais. Já existem vários aplicativos que permitem que o aparelho seja operado por deficientes visuais.

Vamos conhecer alguns destes aplicativos, começando pela plataforma iPhone / iOS.

O Voiceover (http://www.apple.com/br/accessibility/osx/voiceover/) é um aplicativo gratuito muito intuitivo e com melhor aceitação entre os deficientes visuais no mundo.

Com ele é possível acessar todos os recursos do sistema iOS, fazendo com que o deficiente visual tenha total autonomia em seu uso. Tem gestos específicos para tornar o uso do aparelho mais amigável.

O sintetizador de voz é de excelente qualidade (imita a voz humana), e permite o acesso a maioria dos aplicativos . Caso o comprador do aparelho seja o próprio deficiente visual, ainda na loja ele poderá ativar o sistema. Basta tocar três vezes seguidas e rápido na tecla “home” para que a voz dê seu primeiro “oi!”.

O recurso do Zoom (utilizado junto do Voiceover) é a lente de aumento que funciona onde você estiver no iOS e com todos os aplicativos disponíveis na App Store. Dê dois toques com três dedos para aumentar imediatamente para 200%. Você pode ampliar de 100 até 500% a imagem na tela.

Para a plataforma Android temos o Talkback (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.marvin.talkback&hl=pt_BR). O aplicativo não é exclusivo de uma marca de smartphone como o VoiceOver e é bem pior do que o Voiceover. Não é tão intuitivo quanto o aplicativo d iOS e por isto não é tão bem aceito pelos deficientes.

O aplicativo Talkback é gratuito mas as vozes devem ser compradas por preços que variam entre US$ 6,00 e US$ 12,00.

A vantagem é poder ser utilizado em vários aparelhos de marcas e modelos diferentes (alguns mais baratos do que um iPhone). A desvantagem é que este aplicativo só é compatível com o sistema Android 4.1 ou superior.

Se você precisa ou tem algum conhecido que necessita destes tipo de aplicativo use ou indique para seus amigos.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge