As novidades do Android 8

Google anunciou nesta semana o nome de seu novo sistema operacional, o Android 8.0, e a tradição dar o nome de um doce em ordem alfabética ao sistema operacional foi mantida. As versões anteriores já foram Kitkat, Lollipop, Marshmallow, Nougat e agora o novo sistema irá se chamar Oreo.

A nova versão do Android vem com algumas novidades como a possibilidade de que dois programas sejam executados ao mesmo tempo. O recurso “Picture in Picture” permite, por exemplo que você veja um vídeo no YouTube ao mesmo tempo que conversa por Whatapp com alguém. O vídeo será exibido em uma pequena “janela” da tela.

A seleção de texto também vai se tornar mais inteligente. Agora quando um usuário selecionar trechos de textos o sistema tentará compreender qual o tipo do que foi marcado, se é um número de telefone, um endereço ou um e-mail. Assim, além de indicar as opções de costume, como “copiar”, “cortar”, “selecionar” e “pesquisar”, o Android também vai sugerir uma ligação telefônica, caso o texto contenha um número de telefone, pesquisas no Mapas, se for um endereço, ou abrir o Gmail, se for um e-mail.

O Google também resolveu melhorar a segurança do sistema também irá ganhar um sistema de segurança para a sua loja de conteúdos digitais. Como a maioria dos programas maliciosos feitos para o sistema do Google entram no celular de uma vítima quando ela baixa aplicativos de outras fontes que não sejam o Google Play.

Para baixar um aplicativo de uma página alternativa, o usuário precisa ativar a instalação de “fontes desconhecidas” nas configurações do Android, recurso que, por padrão, vem desativado. Quando a instalação por fontes desconhecidas está ativada é possível que um aplicativo baixado de forma segura pelo Google Play faça o download de um vírus por conta própria, sem que o usuário saiba. Todas as portas de entrada para o celular ficam desprotegidas dessa maneira.

O novo Google Play Protect irá analisar, no ato do download, se um aplicativo coloca em risco a integridade do aparelho e os dados pessoais do usuário. Se isso acontecer ele será removido da Google Play.

Outras novidades prometem melhorar a autonomia das baterias e o consumo de memória. Alguns aplicativos consomem bateria ao rodar nos bastidores do sistema. Esse funcionamento será limitado. Também foi anunciada a inclusão do Android Go, um sistema que otimiza o uso da memória interna dos aparelhos para que os arquivos caibam mesmo com armazenamento limitado.

Agora é esperar a lista oficial de Smartphones que ganharão o upgrade para a nova versão.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge