Aumente a autonomia da bateria de seu notebook

O tamanho dos notebooks diminuiu, mas o problema com a pouca autonomia das baterias continua o mesmo. E se você já ficou na ficou na mão, no meio de um trabalho importante, porque bateria acabou sabe o tamanho da dor de cabeça.

Pois podemos aumentar a autonomia da bateria dos notebooks e netbooks com algumas dicas e procedimentos simples.

Reduzir a luminosidade da tela o quanto for possível é o primeiro mandamento para a economia de energia. Para isto você deve usar as teclas específicas para ajustar a iluminação da tela. Como as teclas usadas pode variar entre notebooks de fabricantes diferentes confira como fazer isto no manual do equipamento.

Notebooks com sistema Windows têm o recurso para ajustar o consumo de acordo com a fonte de energia usada em cada momento. Para isto vá ao painel de controle e acesse o gerenciador de energia. Nesta tela você pode escolher o que fica ou não ligado (e por quanto tempo) quando o computador estiver sendo alimentado pela bateria.

Quando não estiver usando a conexão Wi-Fi ou Bluetooth, deixe os transmissores desativados. Mesmo sem nenhuma transferência ativa, estes recursos continuam a gastar bateria. Aqui também existe uma sequência de teclas ou uma chave para desativar a comunicação sem fio.

Acessórios como Mouse, Pen drive, modems 3G e discos externos que usam a porta USB também podem se tornar vilões de consumo de energia. Assim se precisar economizar bateria só os utilize em caso de necessidade e da forma rápida.

Nesta mesma linha desligue os auto-falantes e evite reproduzir músicas ou vídeos enquanto o micro está desconectado da tomada. Ao exibir esse tipo de conteúdo, o processador é muito exigido na decodificação dos formatos, o que implica mais consumo de energia.

Não dificulte a refrigeração do notebook deixando-o sobre superfícies macias, que podem tampar suas saídas de ar. A máquina superaquecida tem menor vida útil e requer energia extra para o cooler (ventilador).

Por último cuide bem da bateria. É recomendável manter as baterias carregadas e sempre recarregue-as antes que a carga se esgote totalmente. É importante manter as baterias longe de condições de temperatura extrema, como no porta-malas de um carro estacionado sob o sol.

Se todas estas dicas não forem suficientes para o uso do notebook considere a aquisição de uma bateria extra. Com isto você vai manter seu micro mais tempo longe da tomada.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge