Automação comercial em Software Livre

A gestão de uma empresa ou negócio é fundamental para seu sucesso e para isto uma boa ferramenta de automação ajuda muito. Manter atualizado o cadastro de clientes, o estoque, as contas a pagar e receber pode melhorar os resultados alcançados. Até aí nenhuma novidade. O problema é que nem todos os empresários tem condições financeiras de adquirir um aplicativo de automação comercial e muito menos pagar a licença de uso do Sistema Operacional a ser instalado em cada computador. Então o que fazer?

Uma saída é utilizar aplicativos livres. Neste artigo vamos conhecer uma opção para quem procura uma ferramenta pronta ou um conjunto de funções, distribuídas através da licença livre, para serem incluídas em sistemas de automação comercial.

O aplicativo Stoq – Gestão Comercial Open Source (http://www.stoq.com.br) é formado por utilitários de controle de vendas, acompanhamento de clientes (CRM – Customer relationship management), gestão de compras e estoque, apuração de impostos, impressão fiscal via ECF e impressão de cheques.

Este aplicativo apresenta uma navegação fácil e suas funções são divididas em módulos. O Stoq possui suporte para vale compras, faz o acompanhamento das comissões pagas as administradoras de cartão de crédito, controla os pagamentos feitos por empresas de crediário e é compatível com várias impressoras fiscais, balanças e leitoras de códigos de barra. Tudo isto pode ser utilizado em um ambiente com uma ou várias lojas.

Para quem está desenvolvendo seu próprio aplicativo de automação comercial já deve ter se deparado com a dificuldade de fazer o controle da grande variedade de equipamentos encontrados nos Pontos de Venda como Impressoras Fiscais, Gavetas de Dinheiro, Impressoras de Cheque, Bombas de Combustível, Display de Mensagens entre outros. Em geral cada fabricante deixa disponível um conjunto de funções (DLL’s) para controlar estes equipamentos mas a diversidade de modelos e marcas acaba por dificultar o desenvolvimento e a manutenção dos aplicativos.

Para resolver este problema um grupo de programadores desenvolveram o ACBR (http://acbr.sourceforge.net), um conjunto de componentes livres para a linguagem Delphi, que permite o acesso direto a esses equipamentos, sem DLL’s, tanto em Windows como GNU/Linux.

Agora você já pode manter o controle da sua empresa sem precisar pagar licenças caras. Lembre-se que a implantação de uma solução de automação comercial requer conhecimento na área. Assim não se esqueça do acompanhamento de profissionais especializados.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge