Automação comercial livre

A automação ajuda e muito aos proprietários de empresas gerenciarem seus negócios, disto ninguém duvida. Manter atualizado um cadastro de clientes, seu estoque, as contas a pagar e receber pode aumentar os resultados de uma empresa. O problema é que nem todos tem condições financeiras de adquirir um aplicativo de automação comercial e muito menos pagar a licença de uso do Sistema Operacional, muito menos os pequenos empreendimentos. Então o que fazer?

Uma saída é utilizar aplicativos livres. Neste artigo vamos conhecer duas opções bem interessantes.

O primeiro aplicativo é o Stoq – Gestão Comercial Open Source (http://www.stoq.com.br). Esta suíte de aplicativos foi desenvolvida com software livre e para software livre. O Stoq é formado por utilitários de Controle de vendas e estoque, Acompanhamento de clientes (CRM), Gestão de compras e estoque, Apuração de impostos, Impressão fiscal via ECF e Impressão de cheques.

Este aplicativo apresenta uma navegação fácil e suas funções são divididas em módulos. O Stoq possui suporte para vale compras, faz o acompanhamento das comissões pagas as administradoras de cartão de crédito, controla os pagamentos feitos por empresas de crediário e é compatível com várias impressoras fiscais, balanças e leitoras de códigos de barra. Tudo isto em um ambiente de uma ou várias lojas.

O Stoq foi desenvolvido pela Async (http://www.async.com.br/), uma empresa brasileira especializada na plataforma Livre.

Outro aplicativo desenvolvido em código aberto e destinado a automação comercial é o LinuxStok (http://linuxstok.wikidot.com/). Um sistema integrado, desenvolvido em PHP, preparado para cuidar do controle de estoque e da área financeira de uma empresa. Ao contrário do aplicativo anterior o LinuxStok, apesar do nome, é compatível com as plataformas Windows e Linux.

No site do LinuxStoq você terá acesso ao contato dos desenvolvedores, assim como um fórum de discussões e uma área para o registro de erros.

Agora você já pode manter o controle da sua empresa sem precisar pagar licenças caras. Lembre-se que a implantação de uma solução de automação comercial requer conhecimento na área. Assim não se esqueça do acompanhamento de profissionais especializados.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge