Backup de Fotos

Qual a melhor forma de armazenar fotos, pendrive ou CD? E quanto tempo as fotos ficam em condições de serem vistas quando gravadas em CD?

Geraldo – Vitória (via antenadonatecnologia@gmail.com)

Olá Geraldo. Os pendrives são muito instáveis e podem perder seu conteúdo em qualquer momento. Por isto só são indicados para o armazenamento de informações temporárias

Para um armazenamento de fotos por um longo prazo (e por normalmente ser uma grande quantidade de informações) indico HDs externos. Estes dispositivos duram (sem maiores dores de cabeça) por aproximadamente 5 anos. Depois deste prazo o ideal é a aquisição de um novo HD e a transferência de dados para o novo dispositivo. É importante que você não tenha um único dispositivo de backup. Sugiro que você faça backup em pelo menos dois HDs externos.

Quando aos discos de BluRay, DVD ou CD a durabilidade depende da qualidade do disco e da velocidade de gravação (normalmente quando mais lenta a gravação mais tempo o disco vai durar). Em geral a durabilidade pode chegar (em excelentes produtos) de 15 a 50 anos. Pela baixa capacidade não recomendo que estas mídias sejam utilizadas.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge