Backups na nuvem

Muita gente acha que seus arquivos estão seguros só porque eles estão na Internet em sites como o Google Docs, Gmail, Hotmail, Flickr e WordPress só para citar alguns. Esta é uma crença justificada (até certo ponto) pois é muito mais fácil o disco rígido de seu computador parar de funcionar do que o mesmo ocorrer com os servidores destas empresas mas tudo pode acontecer.

Você já pensou no que faria se por um equivoco o Google excluísse a sua conta de Gmail sem qualquer tipo de aviso? E se todas as suas fotos do Flickr fossem apagadas? O roubo de identidade pode ser uma outra dor de cabeça. Imagine se um hacker se aproprie de sua conta de e-mail e você perca o acesso a todas as suas mensagens? E os seus dados que estão no disco rígido?

Por tudo isto ter um plano “B” é a solução e ela se chama backup. Mas onde e como fazer suas cópias de segurança? A resposta é, na nuvem da Internet !!

Esta é uma tendência que está cada vez mais forte com muitos serviços (gratuitos e pagos) já disponíveis na grande rede. Vamos conhecer alguns deles.

O Backupify (http://www.backupify.com/) é um destes serviços gratuitos e em menos de um minuto você pode criar uma conta no site para o backup automático de suas informações em sites como o Twitter, Google Docs, WordPress, Gmail, Facebook, Zoho, Delicious e Flickr.

A McAfee (http://www.mcafee.com.br/) também se adiantou e lançou um serviço de backup online com o foco nas PME (pequenas e médias empresas). Ao contrário do Backupify o serviço da McAfee é pago (R$ 136,00 / ano) e tem armazenamento ilimitado. Depois de configurado os backups são executados automaticamente. Para quem e preocupa com a privacidade, a McAfee afima que os dados são armazenados de forma criptografada.

Outro site interessante é o Mozy (http://mozy.com). O diferencial deste serviço está no aplicativo fornecido pelo site. Depois de instalado o utilitário detecta automaticamente os arquivos mais importantes do PC que precisam ser salvos como e-mails, favoritos do navegador, documentos, planilhas, apresentações e fotos. O Mozy oferece 2 GB de espaço para armazenamento gratuito (não é muita coisa, mas ajuda a guardar o que é mais relevante). Se a opção gratuita não atende você pode escolher a versão paga que oferece espaço ilimitado por US$ 4,95 por mês.;

Lembre-se que para todos os serviços de backup on-line um recurso é indispensável, uma boa conexão a Internet.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge