Cabos para Gigabit Ethernet

Olá Gilberto. Estamos refazendo nossa sala de servidores. Nesta nova rede os servidores serão conectados a um switch em Gigabit Ethernet e tenho algumas dúvidas sobre os cabos que devo usar. Que categoria é a mais adequada? Os Patch Cords também são importantes?

Robson – Vitória

Oi Robson. A comunicação a Gigabit Ethernet exige muito dos cabos de rede por isto a instalação deve ser preparada para este tipo de comunicação.

Apesar de tecnicamente ser possível utilizar cabos de categoria 5e para a conexão de redes em Gigabit Ethernet o ideal é o uso de cabos de categoria 6 ou superiores.

Além dos cabos, os conectores, patch cords e patch panels devem ser compatíveis com esta categoria para que tudo funcione sem preocupações.

Durante o projeto do cabeamento lembre-se manter os cabos afastados de fontes intensas de interferências eletromagnéticas e umidade.

Recomendo ainda que, após a instalação dos cabos e conectores, seja executada a certificação através de um equipamento de teste adequado a característica do sistema.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.