Câmeras de Videovigilância via rede sem fio

Olá Gilberto. Mudei meu escritório para uma casa e estou pensando em instalar algumas câmeras de videovigilância para aumentar a segurança. Para evitar ter que passar cabos imaginei que as câmeras poderiam ser sem fio. Será que são seguras? Preciso ter acesso as imagens e também gravá-las.

Jhonatas – Vitória (via Internet)

Olá Jhonatas, as câmeras de videovigilância que se comunicam através de uma rede sem fio estão cada vez mais accessíveis aos usuários.

Estas câmeras só captam a imagem tendo pouquíssima capacidade de memória. Para o armazenamento você vai precisar instalar um servidor com um disco rígido grande (muitos gigabytes) para a gravação dos vídeos. Normalmente o próprio fabricante da câmera já possui um aplicativo para fazer a gravação. Procure no site do fabricante.

Como as imagens são para videovigilância, você não precisa de uma qualidade excepcioinal. Assim a maioria das câmeras deve te atender.

Minha dica é quanto ao projeto da rede sem fio. Não se esqueça de colocar alguma segurança neste acesso, como a criptografia WPA por exemplo. Desta forma você vai dificultar o acesso de pessoas “estranhas” a sua rede impedindo que possam ver a imagem das câmeras.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge