Comandos de voz para seu computador

Você esta cansado de digitar tudo que precisa? A sua atividade profissional mantêm suas mãos ocupadas e mesmo assim você precisa enviar comandos para o computador? Pois para muitas pessoas utilizar o teclado não é uma experiência fácil ou prática. Para este uso foram criados diversos programas que se propõem a reconhecer os comandos de voz e traduzi-los em instruções para o micro.

Mas você deve estar se perguntando, será que estes programas funcionam mesmo? Apesar do índice de acerto ter aumentado bastante, hoje acima dos 95%, o resultado ainda não é perfeito. A voz humana possui muitas variações o que dificulta o seu reconhecimento. Alguns detalhes afetam resultado alcançado como: a qualidade do microfone utilizado, o nível do ruído do local onde você está e a capacidade de processamento do hardware utilizado.

Um aplicativo comercial de reconhecimento de voz foi disponível atualmente é o Dragon da empresa Nuance.com (http://www.nuance.com/dragon/). A solução é completa de uma família de ferramentas para reconhecimento da fala que permite que você dite o texto desejado e este seja reconhecido e inserido em um texto no Word ou mesmo em uma planilha Excel. Você também pode definir comandos por voz para a execução de um aplicativo, copiar ou abrir um arquivo.

O Dragon possui uma interface bastante amigável e é compatível com a língua portuguesa. O Aplicativo conta com uma base de dados de aproximadamente 80 mil palavras, isto permite a grafia correta de palavras incluindo os acentos.

Este aplicativo está disponível nas versões Personal e Bussiness. Cada uma destinada a um tipo de usuário, desde o iniciante até um profissional que necessite de recursos sofisticados como a integração com handhelds. Verifique a versão que melhor atende ao seu uso.

Uma limitação deste tipo de aplicativo é necessidade de treiná-lo para um interlocutor específico. Assim para cada pessoa usuária do sistema o aplicativo deve ser treinado novamente.

Outra alternativa interessante é o e-Speaking (http://www.e-speaking.com/). Este aplicativo é gratuito e também integrado ao Microsoft Office. Ele já possui mais de 100 comandos pré-configurados para interação com o sistema operacional. Com o e-Speaking você vai poder incluir novas palavras ao dicionário interno e com isto melhorar a taxa de acerto do aplicativo.

Por último temos o navegador Opera (http://www.opera.com) que, além das funções de acesso à páginas da Internet, também pode “entender” o que você fala. Para ativar este recurso vá nos seguintes menus “Tools” > “Preferences” > “Advanced” > “Voice” e ative a função de “Voice”. Agora o navegador vai poder te ouvir.

Pronto, agora você já pode operar o seu computador sem precisar usar o teclado todo o tempo.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge