Como avaliar os descontos da Black Friday

Na próxima sexta feira dia 29 de novembro acontece a Black Friday ou também conhecida como sexta feira negra. Este termo foi criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças.

O Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e na sua primeira ocorrência atingiu quase que totalmente lojas on-line. A partir de então a adesão de lojas convencionais tem aumentado.

A verão brasileira do Black Friday, ao contrario da versão americana, oferecem descontos mais modestos chegando, em alguns produtos, até a 40%.

Devido a uma má prática de algumas empresas no Brasil o problema do evento é identificar se os descontos são reais ou preços foram mascarados para simular os descontos

Pois a tecnologia pode nos ajudar a avaliar as promoções.

O site Baixou (http://www.baixou.com.br) desenvolveu um plugin gratuito para os navegadores Internet (Firefox, Chrome e Internet Explorer) que permite o acompanhamento gráfico da evolução dos preços de um determinado produto indicando se ele teve uma “alta” semanas antes da sexta feira negra.

O plugin pode ser baixado no link http://www.baixou.com.br/blackfriday. Depois de instalado no navegador e ao acessar um produto na loja de comércio eletrônico uma barra de opções será exibida onde o usuário tem acesso a informações dos preços e seu histórico incluindo o menor preço alcançado por aquele produto.

Não se esqueça de imprimir tudo em relação a compra como a promoção, o formulário que você preencheu, os dados do produto e a confirmação da transação comercial. Caso você tenha que recorrer aos órgãos de defesa do consumidor este procedimento vai ajudar muito.

Procure no site e leia com atenção as políticas de troca e devolução para saber como proceder caso o produto adquirido não atenda ao que você esperava. A lei exige que as empresas tenham estas políticas em locais de fácil acesso.

Antes de fechar o negócio verifique se o preço já inclui o frete e confirme as especificações dos produtos escolhidos para ter certeza que eles atendam ao que você precisa.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

  1. Henrique Cipriano

    Ótima dica Sudre! Hoje em dia os plugins para navegadores estao ajudando bastante, seja pra temas ou ate mesmo para remover as propagandas que spammeiam a página! Agora e testar este pluging e ver se cumpre o que promete.

  2. Ótimas dicas, vou seguir este ano porque ultimamente não tem dado muito certo não… O Black Friday precisa se estabilizar por aqui, muita desorganização por parte das lojas acaba desencorajando os consumidores e no fim todo mundo sai perdendo.

    • Legal Gueber,

      Vamos ver se desta vez a Black Friday funciona direito.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge