Como compartilhar a conexão Internet

Bom dia Gilberto. A algum tempo atrás li um artigo seu sobre um Access Point / Roteador utilizado para compartilhar o acesso 3G. Tenho algumas perguntas sobre este equipamento. Ele funciona com uma conexão Internet Giro da Embratel? Ao utilizá-lo ainda é necessário instalar um aplicativo de proxy?

Anton – Vitória (via Internet)

Bom dia Anton. Obrigado pelo contato e por acompanhar a coluna Antenado na Tecnologia.

Vamos as suas perguntas.

O Giro é um serviço da Embratel que oferece um acesso discado através da rede de telefonia Livre. Como este roteador só possui interfaces para redes locais ou USB para conexão com modems 3G de operadoras de telefonia celular. Desta forma este roteador não é compatível com o sistema discado.

Quanto a sua segunda pergunta, ao utilizar este equipamento não é necessária a utilização de um Proxy pois ele já faz todo o serviço de roteamento e conversão de endereços de rede. Basta conectar este rotador a um modem 3G das operadoras Claro, TIM, Oi e VIVO ou modems dos serviços Velox ou NET (TV a cabo).

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge