Como está o seu acesso a Internet?

Quanto mais a Internet faz parte do nosso dia a dia, mais serviços passamos utilizar da rede mundial. Além dos tradicionais serviços de e-mail, navegação WEB e mensagens instantâneas (MSN, Gtalk, etc) também podemos realizar ligações telefônicas (VoIP) ou ver nosso interlocutor pela Internet através das WebCam’s.

Todas estas funções resultam em mais informações enviadas e recebidas através do acesso à Internet. Isto explica a busca, pelos usuários, de conexões de alta velocidade.

Mas como ter certeza de que o acesso contratado fornece a velocidade indicada no seu “rótulo”? Será que seu provedor realmente fornece a velocidade que você solicitou?

Para responder a estas perguntas já existem alguns locais na própria Internet que dispõem de testes para avaliar a navegação, e podem dar uma dica de como está a velocidade da sua conexão.

Um bom exemplo é o Numion (http://www.numion.com). Acesse o site, clique na opção “yourspeed” (bem no topo da página) e depois na opção “Quickstart” para iniciar a avaliação do acesso a Internet.

Ao final do teste o Numion emite um relatório bastante detalhado, incluindo alguns gráficos, sobre a performance de sua conexão à Internet. Realmente muito bom.

Outras opções são o site Medidor (http://medidor.vialink.com.br), o site Teste sua Velocidade (http://www.testesuavelocidade.com.br/) ou o Velocímetro (http://www.rjnet.com.br/velocimetro/teste100.asp).

Antes de fazer qualquer avaliação desative todos os programas que utilizam a Internet pois o funcionamento destes aplicativos podem afetar o resultado dos testes.

Se a dúvida é a qualidade do acesso a Internet a partir do seu smartphone o aplicativo gratuito Speed Test é a resposta. Baixe o programa através do Android Market e faça o teste de velocidade de acesso a Internet de sua operadora de celular.

É bom lembrar que as velocidades podem variar bastante conforme o horário do dia ou dia da semana. Assim, sugiro que você faça vários testes em momentos diferentes para ter uma avaliação precisa e que reflita a sua realidade.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge