Como evitar sites suspeitos

A Internet esconde perigos que podem estar submersos, exatamente como navegar no oceano. A navegação em páginas WEB é algo bastante normal para os Internautas.

Mensalmente visitamos dezenas, e até centenas de sites, o problema é saber se o site consultado é seguro ou é apenas uma fachada para que atacantes capturem informações pessoais (e-mail, histórico de acesso, senhas) ou instalem programas espiões no nosso computador. Atualmente os vírus estão mudando sua forma de infecção, migrando dos e-mails para os sites suspeitos.

Para diminuir os riscos durante a navegação alguns cuidados devem ser tomados. Apesar de nada garantir 100% de segurança, descrevo a seguir algumas dicas de como evitar problemas quando estivermos na Internet.

Se você acabou de entrar em um site e em seguida vê surgirem diversas janelas com propaganda de outros sites de conteúdo nem sempre publicável, este é um péssimo sinal. Feche imediatamente o navegador e faça uma busca no computador com programas de Anti-spyware.

Outro comportamento que deve levantar suas suspeitas acontece quando, ao fazer acesso a algum site, o firewall pessoal instalado no computador fica emitindo uma série de avisos estranhos. Os firewalls pessoais são programas que protegem seu micro de ataques externos. Mais uma vez, se seu computador não tem um destes, já passou em muito da hora de ter. Uma boa opção de firewall pessoal gratuito é o Zone Alarm (http://www.zonealarm.com).

Desconfie de links enviados por e-mail, principalmente aqueles que vem com expressões do tipo “foi detectado um vírus no seu computador”, “atualização importante” ou “important update”. Se mesmo assim você entrar no site e este solicitar informações particulares, fique de olho. Também são suspeitos os sites que são diferentes do remetente do email ou que apresentam erros graves de português (ou inglês). Algo muito estranho a vista.

Para ajudar você a fugir destas armadilhas o SiteAdvisor (http://www.siteadvisor.com/) é uma excelente ferramenta gratuita que verifica em sua base de dados se o site oferece alguma ameaça de spyware, cookies e uso de informações sigilosas. Depois de instalado, este aplicativo exibe na parte inferior do navegador um pequeno ícone, que assume a cor verde para sites considerados seguros, amarelo para sites suspeitos e vermelho para sites perigosos. Infelizmente só funciona para o Internet Explorer.

Fique atento por onde você navega. Estes cuidados simples podem evitar muita dor de cabeça e transtorno.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

    • Olá Marcos,

      Muito obrigado pela mensagem e pela audiência.

      Estou a disposição.

      Um forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge