Como gravar vídeos diretamente da Internet

Com a popularização do acesso à Internet em banda larga o conteúdo multimídia na grande rede veio mesmo para ficar. Com o aumento das taxas de transferência os internautas podem agora receber informações muito mais sofisticadas como as rádios on line, os podcasts e webcasts, além de aulas, filmes e videoclips.

Parte deste conteúdo está disponível na forma de arquivos que podem ser baixados e armazenados no computador para serem exibidos em outras ocasiões através de programas como o Windows Media Player, Mplayer ou Real One Player. Outra parcela só pode ser assistida de forma on-line, já que é distribuída como um “stream” (sequência) de vídeo ou áudio para ser reproduzida diretamente pelo navegador.

Nesta situação as possibilidades de exibição ficam bastante limitadas, pois muitos usuários nem sempre possuem à sua disposição, a qualquer momento, um acesso de alta velocidade à Internet. Nesse caso, como fazer para gravar estes vídeos on-line no disco?

A resposta a esta pergunta está em utilizar a ferramenta correta. Vamos ver algumas delas.

Para o maior portal de vídeos na Internet, o YouTube (http://www.youtube.com.br), foram desenvolvidas algumas soluções especificas como o site Zamzar (http://zamzar.com). Neste serviço gratuito você pode indicar qual a URL (link do vídeo armazenado no Youtube), o formato do arquivo resultante desejado e um e-mail para receber a confirmação. Depois do upload (cópia para o seu computador) do vídeo, você vai receber em seu e-mail um link com o vídeo convertido. Bem simples.

Outra alternativa é o utilitário pago TubeDownload ()http://www.youtomato.com/tubedownload/ que faz a transferência e conversão dos vídeos do Youtube diretamente no seu computador.

O WMRecorderPRO (http://www.wmrecorderpro.com/) é um utilitário distribuído na modalidade de shareware, ou seja, está disponível para download uma versão de demonstração, válida por 30 dias, e ao final do período você tem a opção de adquirir a licença por US$ 29,95.

Com este utilitário você será capaz de gravar simultaneamente até 50 “streams” de áudio ou vídeo no disco de forma bastante simples. Algumas características do produto facilitam ainda mais o seu uso como a opção de gravação automática (basta que você assista o vídeo para que ele seja armazenado).

Para quem procura uma ferramenta gratuita pode optar pelo SDP Multimedia (http://sdp.ppona.com/). Infelizmente, este utilitário apresenta algumas limitações de recursos em relação ao WMRecorderPRO.

Agora vai ser fácil gravar, para assistir mais tarde, todo o conteúdo multimídia que você tem acesso na Internet. Uma questão importante: observe atentamente as restrições legais de cada site quanto aos direitos autorais da gravação e distribuição deste material para não incorrer em crime de pirataria.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

8 Comentários

  1. Sérgio Steglich

    Olá.
    Bem, como gravo vídeo em online com Flash Player?
    Aguardo. E obrigado.
    Sérgio

  2. Olá..existe augum cite que eu possa fazer Gifs tipo assim eu faço um video pra mim por no perfil do imvu

  3. Antonio de Pádua Izidório

    Gilberto, gostaria de conseguir com você instruções passo a passo, sobre como baixar vídeo etc.
    Izidório

    • Olá Antônio,

      Infelizmente neste espaço é complicado escrever um passo a passo.

      Para baixar vídeos da Internet sugiro que você instale o plugin DownloadHelper para o Firefox.

      Grande abraço

  4. olá eu gostaria de saber se tem algum site que grave os nossos vídeos sem precisar baixar nada até

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge