Como liberar espaço na memória interna de Dispositivos Android

Com o aumento no tamanho de cada nova versão de aplicativos e sistemas operacionais para os Smartphones o espaço de memória é um gênero de primeira necessidade. Por isto uma das perguntas mais comuns que recebo na coluna é como liberar mais espaço de memória. Apesar de conseguirmos fazer nenhum milagre é possível, com o uso de algumas dicas simples, melhorar um pouco o uso da memória interna dos smartphones.

Primeiro vamos analisar o tamanho do problema. Acesse a área de configuração do Smartphone e depois a opção armazenamento. Nesta área você vai poder verificar o que está consumindo a memória do aparelho como apps, imagens, vídeos, áudio, outros arquivos.

Sabendo agora onde está o problema principal vamos poder atuar para minimizar (ou resolver) o problema.

Se o problema são as fotos, vídeos e arquivos você tem a opção de movê-los para um cartão de memória instalado no próprio aparelho. Hoje é fácil encontrar em lojas de acessórios de informática cartões de grande capacidade a preços bastante razoáveis. Lembre-se de configurar a câmera para salvar as novas fotos e vídeos também no cartão.

Caso seu celular não tenha a opção de expansão de memória com o cartão só ficam as opções de remover as fotos e vídeos ou movê-los para a nuvem como o Dropbox, Google Drive ou iCloud. Lembrando que esta opção implica em colocar informações muitas vezes privadas em locais com uma segurança questionável além de gastar seu plano de dados (caso você não esteja conectado em uma rede Wifi) toda vez que copiar o arquivo para ou da nuvem. Assim analise se vale a pena.

Outra alternativa é desinstalar e desativar aplicativos inúteis. Faça uma varredura em todos os aplicativos instalados para saber se você realmente utiliza todos eles. Muitas vezes instalamos um app para testar e o deixamos por lá. Observe também o espaço de cache (espaço temporário) utilizado pelos aplicativos e caso seja excessivo você pode apagar utilizando a opção “limpar cache” na área de aplicativos do seu Smartphone

Uma dica, aplicativos como Whatsapp, Telegram, Twitter, Snapchat ou facebook costumam guardar todas as imagens e vídeos recebidos, assim é bom dar uma olhada em detalhes no espaço utilizado por estes apps.

Para ajudar você a organizar a part interna do smartphone existem também alguns aplicativos como o CCleaner ou o Clean Master que monitoram o uso de memória, uso e temperatura do processador te avisando caso algo saia do normal e fazendo as limpezas necessárias.

Atualmente ainda vale a máxima que diz tamanho da memória, espaço em disco e banda de Internet nunca é demais.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Adorei estava precisando aprender a liberar espaço a memoria do meu android fica cheia facilmente e preciso apagar os arquivos inúteis.

  2. Obrigado por essa dica. Vou fazer isso no meu android, afinal, ele esta muito lento. Obrigado..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge