Como organizar e publicar suas fotos

Fim das férias, volta às aulas, muitas fotos para serem organizadas e exibidas. Ao invés de utilizar o método convencional que é encher a caixa postal dos amigos e familiares com dezenas de fotos, crie seu álbum digital e o coloque na Internet para que todos tenham acesso e comentem suas criações “artísticas”.

Para hospedar estes álbuns digitais já existem vários sites gratuitos e alguns pagos. Vamos conhecer alguns deles.

Um dos mais simples de usar é o Picasa (http://picasa.google.com). Além da publicação das fotos no site você também vai encontrar um aplicativo gratuito, de mesmo nome. Com ele você poderá corrigir pequenos defeitos nas imagens como por exemplo alterar o contraste, a iluminação ou a remoção dos olhos vermelhos, comuns quando se utiliza o flash. Depois das fotos prontas o utilitário facilita o upload para o site.

O aplicativo do Picasa pode varrer todo o disco rígido em busca de imagens. Uma vez encontradas, as fotos podem ser classificadas (por data, tamanho, etc.), pode-se criar uma lista das melhores e registrar pequenas notas para cada uma delas.

Para evitar desastres, o Picasa também possui uma função que ajuda você a gravar DVD’s com o backup de suas fotos. Assim você não corre o risco de perder suas lembranças.

Outra alternativa gratuita é o Flickr (http://www.flickr.com). Este serviço permite a criação de álbuns de fotos e classificá-las por assunto. Basta fazer o upload dos arquivos, criar os temas e clicar e arrastar as imagens. Muito simples.

O Smugmug (http://www.smugmug.com) permite o compartilhamento de suas fotos e oferece várias opções de privacidade, desde senhas para proteger todo o site até a possibilidade de configurar códigos individuais para os álbuns. Você também pode criar um endereço na Internet específico para que seus amigos e familiares possam acessar um álbum sem precisar digitar uma senha.

A má notícia é que o Smugmug não é gratuito. O preço começa em 40 dólares por ano para uploads ilimitados de fotos e sobe para 60 dólares se você quiser incluir videoclipes de até 10 minutos.

Agora é selecionar suas fotos preferidas, publicar na Internet e chamar os amigos para ver.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge