Como reduzir o consumo de bateria dos Smartphones?

Olá Gilberto. Tenho um Smartphone com sistema Android. Como uso muito a bateria nem sempre aguenta todo o dia. Existe alguma coisa que eu posso fazer para tentar aumentar a autonomia da bateria?

Arildo – Vitória (via Internet)

Olá Arildo. Este problema da curta duração das baterias é o principal ponto fraco dos modernos Smartphones. Estes aparelhos estão cada vez mais potentes o que resulta em um consumo maior de energia. Como o desenvolvimento das baterias não acompanhou a necessidade dos equipamentos a autonomia, em geral, não é satisfatória.

Quanto a sua pergunta, alguns procedimentos podem ajudar você a economizar a bateria do seu Smartphone como por exempĺo fechar todos os aplicativos que não estão em uso, desativar as conexões de rede que nao estão em uso como wifi e bluetooth, reduzir o brilho do LCD e limitar o uso do Smartphone como modem.

È importante citar que estas dicas para economizar a bateria funcionam para Smartphones com qualquer sistema operacional.

Espero que ajude.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

  1. Gilbertinho,

    Tem um aplicativo chamado Juicer Defender, para Android, que duplica o tempo de uso do aparelho.

    Ele ajusta perfeitamente todos esses detalhes automaticamente, sem que usuário precise fazer manualmente.

    Abração

    • Olá Cassiano,

      Legal.. boa dica. Estou testando aqui.

      Grande abraço e obrigado pela mensagem

  2. Olá Gilberto tenho tambem um celular com android 4.0 e estou com o mesmo problema de consumo muito rapido
    da bateria estou usando o Juice Defender mas a não melhorou muito , vc teria uma dica ou um aplicativo que poderia
    melhorar ainda mais ? Obrigado .

    • Ola Nelfs,

      Estes aplicativos não fazem mágica.

      Para aumentar a autonomia da bateria, procure ligar a rede wifi, bluetooth e 3G apenas quando necessário. Diminua o brilho do LCD ao mínimo onde vc ainda possa ler e só deixe em execução os aplicativos que você estiver utilizando.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge