Como registrar um domínio?

Bom Dia Gilberto. Estou montando meu site e gostaria de publicá-lo no endereço com o meu sobrenome como por exemplo www.meusobrenome.com.br. Também quero que os e-mails fiquem desta forma nome@meusobrenome.com.br. Como faço para registrar um domínio neste formato?

Carla – Vitória (via Internet)

Olá Carla. Para ter um domínio na Internet é necessário o registro no órgão responsável por administrar todos os nomes de sites aqui no Brasil, o chamado CGI.br.

O registro é feito no site http://registro.br e tem uma taxa de manutenção anual de R$ 30,00. Este valor pode ser pago através de cartão de crédito ou boleto bancário emitido diretamente no site da entidade. Durante o registro você já vai precisar informar os endereços IP dos computadores que irão responder pelo seu domínio.

Depois de registrar o nome do domínio você vai precisar hospedá-lo em algum provedor Internet. Isto pode ser feito em empresas que prestam este serviço ou gratuitamente no Google Apps (http://www.google.com/apps).

Os provedores cobram uma taxa mensal, ou até anual, para manter seu domínio “no ar”. Esta taxa varia de aproximadamente R$ 15,00 e pode chegar a algumas centenas de reais. Cada empresa oferece uma séria de serviços como: grande número de caixas postais, área de armazenamento maior, quantidade de tráfego mensal permitido, geração de estatísticas de acesso, ferramentas de antispam e antivírus. Por isto vale a pena pesquisar antes de escolher o provedor.

Para simplificar sua vida, acredito que o caminho mais fácil para registrar um domínio na Internet é entrar em contato diretamente com algum provedor para que ele faça todos os encaminhamentos.

Os provedores normalmente cobram uma taxa única para fazer o trabalho de registro do domínio

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge