Como saber quem é o remetente?

Olá Gilberto. Recebi diversos e-mails de um remetente que desconheço. Preciso descobrir exatamente quem está enviando estas mensagens. Gostaria de obter esta informação. O que posso fazer?

Judson – Vitória

Olá Judson. Esta situação que você enfrenta é muito mais comum do que se imagina e perturba a vida de muita gente.

O problema de identificar o remetente é que, na maioria das vezes, quem manda o e-mail se utiliza de “desvios” para esconder sua real identidade como: contas “laranja” com senhas roubadas, cadastros com informações fraudadas, envio a partir de servidores ou máquinas que foram invadidas (o dono do computador não tem a menor ideia do que está acontecendo).

Mesmo para aqueles e-mails que foram enviados a partir de contas válidas ou que você saiba o IP da máquina de origem (supondo um computador que faz acesso por um provedor de banda larga ou discado) a situação também não é simples. Nestes casos, para sabermos realmente quem enviou a mensagem será necessário um mandado judicial. Com este documento os provedores são obrigados a informar os dados do dono da “conta” ou quem estava conectado com aquele IP no momento do envio.

Chegar até o remetente da mensagens é possível mas não é fácil e só compensa se a situação é realmente grave.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

  1. Alexandre

    Ou você pode mandar um spyware disfarcado numa foto, por exemplo, para o remetente. E rezar para o remetente ser burro suficiente para abrir. O spyware vai identificar o numero ip do computador, assim como outros dados úteis, gravar um arquivo texto e se enviar para você com os dados, que você usa como pista pra encontrar o cara (um IP nao é uma casa nem uma pessoa, lembre-se).
    Outra possibilidade é mandar um arquivo texto pro cara, com um pequeno script (que o remetente seja burro o suficiente para abrir, lógico). Ele nunca mais vai ler nenhum arquivo texto naquele computador. Se você for maldoso, ele nunca mais abre nada naquele computador!!!
    Mas se não for um caso sério, marque o idiota como spam na caixa postal e esqueća dele!

    • Humm.. acho que a melhor opção é marcá-lo como spam e deixar para lá.. rs

      Valeu pelo comentário.

      Grande abraço

  2. Mayara

    Alexandre, e como faço isto? Também estou recebendo e-mail’s e se cadastrou como lindainvasão@… e gostaria de descobrir quem é a ou o FDP quem esta me enviando e me perturbando fando coisas do meu relacionamento, quero achar um forma de castiga-lo(a)

    • Olá Mayara,

      Para saber quem foi a pessoa que enviou o email demanda uma investigação e provavelmete a quebra do sigilo da conta de email que está enviando as mensagens para você.

      Sugiro que você abra um Boletim de Ocorrência na delegacia que cuida dos crimes eletrônicos de sua cidade.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge