Como saber se um site é confiável?

Olá Gilberto. Quando estou na Internet sempre fico desconfiada dos sites onde eu navego pois sei que existem muitas páginas que infectam nossos computadores. Como posso identificar se um site é confiável?

Denise – Vitória

Olá Denise. Infelizmente não temos como saber com 100% de certeza se um site é confiável ou não. Na verdade o que podemos fazer é ter uma boa indicação sobre a segurança do site.

Se o site utiliza o acesso criptografado será exibido um cadeado fechado no canto inferior direito no navegador Internet. Ao clicar neste cadeado será exibida uma janela com o nome correto do site e seu proprietário. Assim você poderá verificar se o site é mesmo quem ele diz que é ou não.

Caso o site não seja protegido por criptografia fica um pouco mais difícil mas você pode utilizar os utilitários SiteAdvisor (http://www.siteadvisor.com/) ou SafeWEB (http://safeweb.norton.com/) para tentar checar a real identidade das páginas.

Suspeite de qualquer tipo de comportamento estranho ao acessar uma pagina. São exemplos de comportamento suspeitos a abertura de janelas de popups sem você pedir, solicitação de informações privadas sem necessidade, indicação para fazer download de um arquivo sem você ter escolhido

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

6 Comentários

  1. Jeferson

    ola Gilberto, eu sou estudante do curso de redes de computadores do senai-vitoria e gostaria de te perguntar qual caminho depois desse curso, que voce poderia me sugerir a seguir.Muito grato

    • Olá Jefferson. A partir da conclusão de seu curso você pode seguir vários caminhos como buscar uma certificação em algum tema de infra (Segurança, Microsoft, Linux ou Cisco) ou fazer uma pós graduação (caso você queria direcionar seu currículo para uma área de gestão). (GS)

  2. gostaria de saber se esta empresa é segura,pois comprei um celular nesta loja…
    me responda o mais breve possivel…
    obrigada…

    • Olá Gilmar,

      Não tenho como avaliar a segurança ou idoneidade de lojas virtuais.

      Um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge