Como saber se uma senha é segura?

Olá Gilberto. Possuo muitas senhas para sites na Internet. Sempre fico na dúvida de como escolher uma senha e como saber se a senha que criei é segura.

José Geraldo – Vitória

Olá José Geraldo. A sua dúvida é a mesma de muitos usuários da Internet. Hoje é praticamente impossível usar a grande rede e não possuirmos muitas senhas.

Atualmente é considerada uma boa senha aquela formada por letras e números com no mínimo 8 posições.

Não descarte a opção de utilizar senhas ainda maiores caso o que ela irá proteger seja muito importante. Quanto maior a senha maior a dificuldade dela ser encontrada pelo invasor.

Fuja de combinações fáceis como data de nascimento, numero do telefone ou placas de carro pois estes valores são fáceis para você lembrar mas também são fáceis de serem conseguidos a partir dos perfis das redes sociais.

Procure não utilizar a mesma senha para vários serviços e sites diferentes pois se uma destas senhas for descoberta todos os outros acessos podem ser comprometidos

Por último evite anotar as senhas em papeis que podem ser roubados ou perdidos e lembre-se de que as senhas ficam velhas e por isto devem ser trocadas periodicamente.

Uma dica interessante para saber se a senha é difícil de ser quebrada é usar o site http://howsecureismypassword.net. Neste endereço você pode escrever a senha escolhida por você e ele informa em quanto tempo ela pode ser quebrada. Quanto maior o tempo para quebrá-la maior a segurança da senha

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge