Como ser excluído das pesquisas do Google

Olá Gilberto. Estou com uma dúvida sobre uma questão me me incomoda na Internet. É possível retirar meu nome dos resultados da pesquisa do Google? Exemplo: quando acesso o Google e digito meu nome no campo de pesquisa aparecem muitas informações a meu respeito como todos os concursos que fiz, fotos, sites de relacionamentos em que estou cadastrada, pessoas que trocaram mensagens comigo e muito mais. Existe alguma forma de eu ser excluída do Google?

Roberta – Vila Velha (via Internet)

Olá Roberta. Esta é uma questão que demonstra, sem sombra de dúvidas, como nossa privacidade está ameaçada com a Internet.

Quanto a sua pergunta, a única forma que eu conheço você ser excluída dos resultados das pesquisas do Google é através de um mandado judicial contra o site solicitando que ele retire todas as referências ao seu nome do banco de dados. Para isto, provavelmente você vai ter que constituir um advogado e entrar com uma ação contra o Google.

Tudo que fazemos ou publicamos na Internet é passível de ser rastreado pelo Google ou outros sites de busca como o Bing da Microsoft. Assim muito cuidado com o que você divulga pela grande rede.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

10 Comentários

  1. meicson

    como eu faco caso alguem esteja usando meu nome e sobrenome em uma rede social sendo o meu nome um nome diferente e nao comum.

    • Olá Meicson,

      Primeiro você precisa verificar se o perfil é de uma pessoa real que por coincidência tem o seu nome ou se é um perfil falso tentando se passar por você.

      Caso seja a segunda opção minha sugestão é que você faça um boletim de ocorrência denunciando o fato e também faça a denúncia na própria rede social para que eles tomem providências.

      Espero ter ajudado.

      Um forte abraço

  2. jamila

    ola não sei se vc pode me ajudar mas vou tentar ..eu fiz uns cadastros em alguns sit de relacionamento quando eu estava separada mas eu ja excluir porem ainda meu nome e cidade ainda aparece nas pesquisa do google oque eu faço ?obg

    • Olá Jamila, o Google varre a Internet e mantem estes dados nos seus servidores. Infelizmente não tem como apagá-los mas com a passagem do tempo estas referencias começam a perder a relevância e passam para páginas mais distantes.

  3. Pedro

    Hum muito boas essas dicas. realmente já tentei apagar meus historicos mais não tem jeito. kkkk somente com o passar do tempo que os google mostra as coisas mais recente que tenho feito . uma maneira rápida e facil é criar um blog com seu nome proprio dai o google vai busca esse canal como o mais relevante para quem está buscando,porém isso faz apenas com que seus rastros passem pras 3,4,5,6,7 paginas do google .mais excluir creio que ainda não seja possivel até breve

  4. Taynara

    Gilberto Sudre eu fiz um blog mais já o exclui.Mais suas postagens ainda aparece nos resultados de pesquisa Google.O mais esquisitos que as vezes aparece e depois não.Porque isso? tem como isso parar de acontecer?

    • Olá Taynara,

      Os resultados do Google não são obtidos de de forma on-line. Aplicativos do Google varrem a Internet e criam um banco de dados com os sites que ele encontrou, assim é possível que sites que não existem mais ainda sejam encontrados nos resultados de busca.

      Com o tempo estes sites vão sendo removidos da base de dados do Google.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge