Como usar aplicativos do Windows no Linux

Sou usuário do Microsoft Windows 7 e de alguns aplicativos desta plataforma. Estou pensando em migrar para o Linux. Hoje no mercado qual a melhor distribuição para quem está começando com este novo sistema operacional? Posso levar os aplicativos que eu tenho no Windows para o Linux? Existem aplicações equivalentes nos dois sistemas?

Ronaldo – Vitória (Via Internet)

Olá Ronaldo, seja muito bem vindo ao Linux, um sistema operacional livre e gratuito.

A escolha de uma distribuição Linux é algo muito pessoal pois cada uma delas tem características diferentes exatamente para atender as mais variadas preferências (esta é uma das vantagens do Linux). Como você está começando, sugiro distribuições mais simples de instalar, configurar e usar como o Ubuntu (http://www.ubuntu.com).

Existe um utilitário chamado Wine que permite que algumas aplicações Windows sejam executadas no Linux. Assim você pode tentar utilizá-lo para as aplicações que você cita. Lembre-se de que mesmo com o Linux, para executar aplicações Microsoft você vai precisar das licenças de uso.

Minha sugestão é que você utilize os aplicativos desenvolvidos especialmente para o Linux, estes sim totalmente livres e gratuitos. Para cada aplicação que você utiliza atualmente no Windows existe uma equivalente no Linux como por exemplo: MS Office = LibreOffice (http://www.libreoffice.org.br/), MS Visio = Kivio (http://www.koffice.org/kivio/), MS Project = Planner (http://live.gnome.org/Planner) e MS Money = GNU Cash (http://www.gnucash.org/).

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge