Compra de computadores no exterior

Olá Gilberto. Estou com uma viagem marcada para a Europa no próximo mês e estou em dúvida se compensa adquirir um computador lá ou comprar um por aqui mesmo. O que é melhor?

José Carlos – Vitória

Olá José Carlos. Com o dólar barato muitas pessoas que irão viajar para o exterior se fazem a mesma pergunta.

O que acontece é que os computadores vendidos no Brasil também ficaram mais baratos e estão com preços bem competitivos em relação aos equivalentes no exterior. Pessoalmente não recomendo a compra fora do país devido a alguns motivos.

Primeiro a diferença de preço é pequena se compararmos modelos equivalentes. Outra questão é a garantia. Muitos fabricantes não aceitam a cobertura da garantia em produtos adquiridos no exterior, assim caso você tenha problemas com o equipamento a garantia local não pode ser acionada.

A compatibilidade com o nosso idioma também pode ser um problema. Normalmente o teclado dos equipamentos seguem a norma local, assim você não irá encontrar computadores com teclados com acentuação (ABNT2). Nesta mesma linha, o sistema operacional também não vira no idioma português. Estas diferenças podem dificultar o uso do computador por pessoas que não tem conhecimento do idioma estrangeiro.

Além de todas estas questões, um risco que não pode ser desprezado é o possível problema com a alfândega caso ocorra a tentativa de entrada no país sem a devida declaração.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge