Computador chocante

Bom dia Gilberto. Estou enfrentando um problema bem estranho com o meu computador. Toda vez que encosto em qualquer parte metálica levo um choque. O que pode estar acontecendo? Isto pode danificar alguma parte do equipamento?

Rafael – Vitória

Oi Rafael. Este problema não é estranho nem tão raro assim. Problemas na instalação elétrica ou na fonte de alimentação do micro podem causar este sintoma.

A primeira coisa a ser verificada é a falta, ou funcionamento inadequado, do aterramento da instalação elétrica que alimenta o computador.

Peça a um eletricista para revisar o aterramento. Aproveite para solicitar a ele que verifique a polaridade das tomadas (onde estão localizados a fase, o neutro e o terra). Tomadas com a instalação invertida também podem ser a causa dos choques.

Caso o aterramento esteja corretamente instalado, o problema pode estar localizado no computador, normalmente na fonte de alimentação, ou em algum acessório a ele conectado. Leve seu micro a uma assistência técnica para revisão. Eles saberão encontrar o problema.

Quanto a sua última pergunta, pelo que já foi dito, a resposta é que sim esta situação pode levar a queima da fonte ou acessórios do seu computador.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

1 Comentário

  1. Spidey / Claudio Roberto França Pereira

    Já ouvi falar que isso é características de equipamentos com “rabo quente”. Geralmente aterra-se o neutro da alimentação, e muitas vezes esse terra está conectado à carcaça externa do equipamento. Quando ocorre a inversão da tomada, acaba que a carcaça fica em contato com a fase da rede elétrica, e daí o choque elétrico. Quando o equipamento não tem carcaça metálica e ela não está “aterrada”, isso não acontece.

    Um bom equipamento tem 3 tomadas, terra, neutro e fase, e a carcaça fica conectada ao terra, não ao neutro. O neutro é o terra virtual do circuito elétrico, apenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge