Computador compartilhado

Olá Gilberto. Meu computador é compartilhado com mais 3 ou 4 pessoas. Minha dúvida é: essas pessoas podem ter acesso a minhas informações gravadas no micro e onde eu navego na Internet? E meus e-mails, esta informação também pode ser vista? Isso é possível?

Emerson – Vitória (via antenadonatecnologia@gmail.com)

Olá Emerson. Este é um problema real.

As outras pessoas que compartilham o mesmo computador com você podem sim ter acesso a suas informações caso não tenha sido criadas senhas para controlar o acesso de cada um. Neste caso cada pessoa tem permissão de ver e editar apenas os arquivos gravados nos seus diretórios.

Quanto a Internet, a situação é a mesma. Se as senhas não foram criadas todos podem ver o que os sites que você entrou na internet pois toda a navegação fica gravada no chamado histórico. Este histórico pode ser apagado através de uma opção do navegador.

Para o e-mail, se ele está gavado no seu computador eles também podem ter acesso. Se sua conta de e-mail está na Internet (por exemplo no Gmail ou Hotmail) isto é bem mais difícil pois eles precisariam conhecer a sua senha.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge