Comunicação corporativa 2.0

Hoje ninguém tem mais dúvidas de que comunicação e trabalho em equipe são dois ingredientes absolutamente necessários para o sucesso de empresas e projetos. Além de profissionais motivados e comprometidos, o uso de ferramentas que facilitem a troca de informações e a interação entre os colaboradores é decisivo para se alcançar os objetivos desejados pela corporação.

Depois dos Sistema de Gestão de Conteúdo – SGC (ou do inglês Content Management Systems – CMS) para a criação das Intranets agora as empresas também podem entrar na onda dos microblogs.

O Yammer (https://www.yammer.com/) é um exemplo de Twitter corporativo que tem o objetivo de atender ao público profissional. Com ele a empresa pode criar grupos de usuários para que estes possam trocar informações entre si. Os grupos são fechados, criados com base no domínio do e-maíl, ou seja, a informação que segue após o caractere ‘@’. Com isto apenas as pessoas da empresa podem fazer parte do grupo e trocar informações entre si. A pergunta a ser respondida por cada participante agora é: “em que você está trabalhando agora?”.

Com o microblog as empresas podem montar seu próprio ambiente onde cada colaborador cria seu próprio perfil com as informações relacionadas à função, cargo, setor, local de trabalho e outras opções. No site ainda é possível a criação de “comunidades”, privadas ou não, que nesse caso equivalem a setores ou grupos dentro da empresa.

O serviço é oferecido em três versões, a primeira, completamente gratuita, permite a criação do ambiente, comunidades, grupos e o compartilhamento de arquivos. A versão silver (“prata”), custa US$ 3,00 por usuário cadastrado por mês, e permite um maior controle de segurança e prioridade no suporte técnico. A versão Gold (“ouro”), é a mais completa, inclui tudo das versões mais simples além da possibilidade da criação de múltiplos domínios e a integração com o Microsoft SharePoint. Este versão custa US$ 5,00 por usuário cadastrado por mês.

O Yammer foi lançado em 2008 após vencer o concurso TechCrunch50, realizado pelo blog TechCrunch, uma das principais referências mundiais no quesito tecnologia. Atualmente o site já tem mais de 70.000 empresas como a Adobe, AMD e Cisco, só para citar algumas.

No Brasil várias empresas também aderiram ao microblog corporativo e o utilizam como meio de comunicação interno. Um exemplo é o Grupo Sá Cavalcante, uma empresa com sede no Rio de Janeiro e unidades em São Paulo, Espírito Santo e Maranhão que o utiliza para dar agilidade na comunicação de seus colaboradores.

Não vai ser por falta de ferramentas que vai faltar integração dentro da sua empresa. Entre na onda da Comunicação Corporativa 2.0.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA – High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge