Comunicação multimidia com o Protocolo DLNA

Comprei uma televisão LED e dentre as funções que mais foram determinantes para a compra da TV, foi a função DLNA, pois na minha casa possuo rede sem fio, além de uma câmera fotográfica e um PS3 todos compatíveis com o recurso DLNA. A propaganda no site do vendedor dizia ser um produto com DLNA sem fio e imaginei que era só ligar a TV e configurar a rede. Quanto a TV chegou nada funcionou e depois de muita pesquisa descobri que precisaria de um servidor DLNA em casa. Gostaria de saber sobre essa função DLNA e se existe uma TV com essa função sem a necessidade de um servidor para utilizá-lo.

Renan – Vitória (via Internet)

Olá Renan. Com o padrão DLNA é novo certamente outros consumidores passarão pelo mesmo problema.

O DLNA ou Digital Living Network Alliance e um padrão firmado entre os fabricantes de eletrônicos para permitir que eles conversem entre si. Assim um tablet, uma máquina fotográfica, um console de jogos, um PC e uma TV podem se conectar através de uma rede sem fios ou por fios e trocar informações. Assim você pode receber e reproduzir conteúdo multimídia (áudio, fotos e vídeo) de uma câmera ou tablet e reproduzi-lo na TV sem precisar conectar cabos ou copiar arquivos para outro dispositivo de armazenamento.

Para isto você vai precisar de um servidor DLNA para que estes dispositivos possam se conectar e trocar o conteúdo multimídia. Este servidor (que pode ser um PC comum com um aplicativo específico instalado) vai distribuir o conteúdo para os outros equipamentos.

Pessoalmente não conheço uma TV que não precise deste servidor.

De qualquer forma você sempre pode conectar a câmera de vídeo, foto ou mesmo o computador diretamente a TV. Dá um pouco mais de trabalho para lidar com todos os cabos.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge