Consumo da franquia de dados através de aplicativos de chamada de Voz pela Internet

Muitos usuários utilizam os aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, Telegram , Skype e outros para também realizar chamadas de voz devido as estas ligações serem gratuitas (mesmo para longa distância). Enquanto o Smartphone está conectado a Internet através do Wifi não existe a preocupação com o consumo de dados. Mas a situação é completamente diferente quando estamos utilizando a conexão 3G ou 4G pois neste caso existem as franquias de dados e dependendo do aplicativo pode ser um problema para quem tem limites apertados de consumo.

A Proteste Associação de Consumidores (http://www.proteste.org.br/) fez recentemente alguns testes de consumo e qualidade com os aplicativos de ligações gratuitas mais utilizados e chegou a conclusões bem interessantes.

Os testes foram realizados para as versões do aplicativos destinadas aos sistemas operacionais Android e iOS, e incluiu no teste o Facetime, aplicativo exclusivo para a linha Apple.

Os resultaram apontaram que o WhatsApp foi o que menos consumiu dados nessa função tanto no Android quanto no iOS. Para se ter uma ideia de consumo, ao fazer uma ligação diária de 30 minutos por um mês, o consumidor gasta do seu pacote de dados 264 megabytes (MB) no Android e 300 MB no iOS. Atenção para as ligações por vídeo pois este consumo aumenta bastante.

Na qualidade da chamada, o Viber (Android) se destacou, por ter pouco retorno de voz no 3G e no 4G, e no Wi-Fi não mostrou atraso. O pior avaliado foi o Hangout (Android), que teve retorno e atraso na voz visíveis no 3G, 4G e no Wi-Fi. Já no iOS, todos foram considerados bons, em especial, o Facetime.

Para realizar ligações por vídeo, a melhor opção é o Messenger no Android, que apesar de apresentar som baixo, teve pouco atraso na voz e na imagem. No iOs, o Facetime fez a diferença, mais uma vez, com quase nenhum atraso e boa qualidade de imagem.

Ao considerar apenas o consumo de dados de voz, a melhor alternativa é o WhatsApps (iOS e Android). Já para vídeo, no Android, o Skype se saiu melhor, seguido pelo WhatsApp.

Vale destacar que o Skype e o Viber oferecem ligações para telefones fixos e móveis, por isso exigem pagamento esses serviços. Fora isso, os aplicativos precisam apenas dos dados da sua franquia de Internet para funcionar.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge