Conversão de arquivos de audio

Sou fã de músicas e estou com um problema. Fiz download de vários arquivos de música da Internet com a extensão “.ogg”. Que extensão é esta? Você conhece algum bom programa que faça a conversão de arquivos deste formato para “.mp3”?

Johel – Vitória (via Internet)

Oi Johel. O formato OGG é uma forma de compressão de dados multimídia totalmente livre. Ele foi desenvolvido para substituir os formatos proprietários MP3, MPEG, AVI e RealAudio que são formatos proprietários.

Existem sim alguns utilitários que podem ser utilizados para a conversão entre os formatos que você deseja. Vamos ver alguns deles.

O primeiro é o FreeRIP (http://www.mgshareware.com/frmmain.shtml). Um aplicativo gratuito, compatível com a plataforma Windows, que permite não só a conversão de formatos como também salvar as trilhas de um CD em arquivos comprimidos (MP3 ou OGG). Durante a conversão você ainda pode acertar o volume de gravação manualmente ou de forma automática.

Outro utilitário interessante é o 4Musics Multiformat Converter (http://www.4musics.com/wav-mp3-wma-ogg-converter.htm). Este é um aplicativo bem completo pois inclui 20 tipos diferentes de conversões. O 4Musics é pago mas a versão de demonstração é plenamente funcional por até 15 dias.

Agora você pode não só converter seus arquivos OGG para MP3 como também compactar suas músicas de CD para MP3 ou OGG.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge