Corrigindo erros em fotografias

As imagens geradas por máquinas fotográficas digitais ou scaneadas de originais em papel nem sempre são perfeitas. Os problemas podem ter várias origens como a baixa resolução configurada na câmera ou celular, uma foto antiga mal cuidada), uma foto fora de foco ou com muito ruído causado pela utilização de uma sensibilidade alta a luz.

Para quem gosta de fotografia, o caminho natural para tentar resolver estes problemas é gastar várias horas trabalhando com ferramentas de edição de imagens. As mais utilizadas para este fim são o Photoshop (http://www.adobe.com/Photoshop) que é pago, ou sua alternativa gratuita, o GIMP (http://www.gimp.org).

Mas e se você tivesse a mão um programa simples que já realizasse todos os acertos necessários na imagem de forma automática?

Este é o objetivo do GREYCstoration (http://cimg.sourceforge.net/greycstoration/). Um aplicativo gratuito e livre desenvolvido pelo matemático frances David Tschumperlé que pode ser utilizado nos sistemas baseados no Windows ou GNU/Linux.

Apesar do nome complicado e de possuir uma dezena de comandos e opções que só os matemáticos entendem, você pode optar por utilizar o utilitário na função totalmente automática. Por exemplo, suponha que você tenha uma imagem defeituosa com o nome imagem.jpg e deseja fazer sua restauração automática. Para isto, basta digitar a seguinte linha de comando: greycstoration_linux -restore imagem.jpg

Não fique preocupado na possibilidade de estragar sua foto pois antes de salvá-la o utilitário vai exibir em uma janela o resultado da “restauração”. Isto permite que você confira as alterações e alterne entre a exibição da foto original e a nova para comparar o resultado final. Caso você fique satisfeito é só mandar gravar no disco.

Se você quer conhecer mais sobre as outras opções do GREYCstoration clique no link “User’s Guide” na página principal. Lá está disponível um manual bem detalhado sobre os demais parâmetros do programa, inclusive com fotos exemplificando os resultados alcançados quando utilizamos estas funções.

O programa também pode ser utilizado para resolver aqueles indesejáveis “mosaicos” formados quando ampliamos muito uma imagem de baixa resolução ou que foi gravada no formato jpeg (comprimida).

Agora ficou fácil recuperar aquelas imagens que você imaginava perdidas. GREYCstoration nelas!

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Alberto Cesar

    Ola Gilberto…Como vai?
    Baixei o programa mais ele nao executa tanto no 32 bits ou como 64 bits.
    Teria algum macete para executar o programa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge