Cuidado com as informações que você fornece na Internet

Quando estamos navegando na Internet, é muito comum a solicitação para o preenchimento de formulários de cadastro contendo informações pessoais, seja para compra de algum produto, receber as novidades de um determinado site ou mesmo para estarmos atualizados com as últimas notícias. Mas, como estas informações serão tratadas? Serão utilizadas apenas pela empresa responsável pelo site?

Para responder a estas perguntas existe, ou deveria existir em sites que tratam corretamente suas informações, um texto chamado de Política de Privacidade. Este documento é um termo de responsabilidade no qual a empresa que administra o site esclarece como tratará as informações fornecidas por você.

Antes de preencher qualquer formulário, é interessante ler a Política de Privacidade do site e ficar atento a algumas questões como as que descrevo a seguir:

  • Quais informações serão coletadas no site e como serão utilizadas?
  • Quais informações serão partilhadas com terceiros? Por quê e quem são eles?
  • Como você pode ter acesso às suas informações? É possível apagar ou alterar essas informações posteriormente?
  • Qual a diferença entre o cadastro para compra e o cadastro para receber as novidades do site?
  • Quais instrumentos são utilizados para garantir a segurança de seus dados?
  • O site utiliza Cookies? Como e por quê? (os Cookies são pequenos arquivos gravados no seu computador pelo site que permite que sua navegação seja rastreada)
  • Existe algum passo da transação de compra, realizado fora do site original? Onde ocorre?
  • Quais foram as alterações realizadas na Política de Privacidade desde sua publicação?

Estes cadastros também podem ser utilizados por SPAMMERS para enviar mensagens eletrônicas não solicitadas para sua caixa posta.

Lembre-se: as informações que você fornece continuam a ser suas e devem ser tratadas com muita responsabilidade por quem as armazena.

Estas são boas práticas que podem evitar grandes dores de cabeça.

Gilberto Sudre

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge