Cuidado com as compras de natal

Dezembro ainda não chegou mas os shoppings e as vitrines das lojas já começam a ficar de “roupa nova” com as decorações natalinas. Neste tempo fica difícil deixar de conferir as novidades e promoções que sempre aparecem.

Para evitar dores de cabeça e que Papai Noel não seja sinônimo de problemas na compra dos presentes vamos conhecer algumas dicas de como proceder nas compras on-line.

Antes de efetivamente comprar em um site pesquise o histórico da empresa na própria Internet através dos portais de busca ou sites como o Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/). Neste site outros internautas registram suas insatisfações com serviços prestados por outras empresas. Considere seriamente as experiências de sucesso e insucesso ocorridas com outros internautas.

Outro local importante para verificar a confiabilidade do site de compra é conferir se a loja está incluída na lista de endereços não recomendados elaborada pelo Procon de São Paulo (http://www.procon.sp.gov.br/).

Só compre em sites que apresentem contatos por telefone e endereço físico, além de e-mail. Fuja de sites que tem como única referência meios eletrônicos (e-mail e chat).

Se você está em dúvida quanto a credibilidade da loja virtual verifique a quantidade de formas de pagamento. Possuir diversas bandeiras de cartões de crédito, pagamento por boleto bancário e outros pode ser um indicador da seriedade do site. Você também pode testar o site antes da compra mandando um e-mail com alguma dúvida e pedindo para confirmar algumas informações. Se não for respondido desconfie.

Dê preferência a lojas que permitem que você acompanhe o trajeto do produto adquirido desde a saída dos escritórios da loja até a sua casa.

Na hora de cadastrar informações pessoais como dados de cartão de crédito e débito, endereço ou telefone verifique se no canto direito inferior do navegador Internet é exibido um cadeado fechado. Este cadeado indica que as informações enviadas e recebidas através da Internet estão longe dos olhos de curiosos da rede. Você pode clicar neste cadeado para verificar a autenticidade do site.

Procure no site e leia com atenção as políticas de troca e devolução para saber como proceder caso o produto adquirido não atenda ao que você esperava. A lei exige que as empresas tenham estas políticas em locais de fácil acesso.

Antes de fechar o negócio verifique se o preço já inclui o frete e confirme as especificações dos produtos escolhidos para ter certeza que eles atendam ao que você precisa.

Quando possível escolha a forma de pagamento intermediado. Com isto seu dinheiro não é repassado ao vendedor a não ser que você confirme o recebimento do produto.

Não se esqueça de imprimir tudo em relação a compra como a promoção, o formulário que você preencheu, os dados do produto e a confirmação da transação comercial. Caso você tenha que recorrer aos órgãos de defesa do consumidor este procedimento vai ajudar muito.

Não efetue compras em lojas on-line a partir de computadores de Lan-Houses ou computadores que você não confia. Nunca se sabe por onde este micro navegou e se ele está infectado com algum tipo de vírus.

Por último, em tempos de crise boa compra é compra sensata. Agora não é a hora de queimar o seu dinheiro em coisas desnecessárias.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge