Cuidado com os aplicativos que você aceita no Facebook

 

Encontramos muitos aplicativos que pedem acesso as nossas informações do perfil do Facebook. Um destes aplicativos, que se tornou muito popular, é Kueez que converte os rostos para o gênero oposto.

Estes aplicativos fazem sucesso pois são cuidadosamente criados para incitar a curiosidade das pessoas e incentivar que elas compartilhem o resultado do teste.

O Kueez tem acesso a sua foto de Facebook e, graças a um processamento baseado em inteligência artificial, é capaz de identificar os fatores marcantes do seu rosto e misturá-los com características do gênero oposto para criar um rosto novo, mas bastante similar ao seu. O resultado realmente chama a atenção mas será que é seguro usar este ou outros tipos de aplicativos?

O problema esta nos detalhes ou melhor na politica de privacidade dos aplicativos, o que eles tem acesso e o que podem fazer com suas informações.

No caso deste teste, em sua política de privacidade encontramos frases como: “Nós podemos compartilhar informações agregadas dos nossos usuários” ou “Nós podemos compartilhar suas informações pessoais parcial ou integralmente com nossas subsidiárias, outros sites operados por nós, joint ventures e outros afiliados confiáveis que nós temos ou possamos vir a ter no futuro”.

Traduzindo eles podem compartilhar suas informações como: seu nome, sua foto de perfil, sua idade e data de nascimento, endereço de e-mail e todas as suas fotos (tanto as que você carregou como as que você está marcado), com empresas parceiras ou subsidiárias para fins comerciais.

Você fica confortável com isto? Se sim tudo bem mas se não você pode minimizar o estrago acessando suas configurações no perfil do Facebook onde é possível remover todas as permissões concedidas ao aplicativo.

Agora fica por sua conta dar ou não acesso a suas informações do perfil do Facebook a este ou outros aplicativos.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.