Cuidados ao utilizar seu dispositivo móvel

È comum imaginarmos que os dispositivos móveis são computadores pessoais portáteis. Apesar destes dispositivos guardarem algumas similaridades como o uso de aplicativos também existem muitas diferenças significativas. Vamos conhecer algumas destas diferenças e como se proteger no uso destes equipamentos..

Os sistemas operacionais dos dispositivos móveis são mais novos (e menos maduros) do que os sistemas operacionais dos computadores pessoais. Assim é de se esperar que eles apresentem um numero maior de vulnerabilidades, assim use os dispositivos móveis com cuidado. Mantenha o sistema operacional e aplicativos instalados no seu dispositivo atualizados com todas as correções aplicadas.

É cada vez mais comum pessoas utilizarem os dispositivos móveis para guardar informações pessoais como senhas, números de conta corrente, fotos e filmes. Este comportamento chama a atenção dos atacantes e explica, em parte, o porque do grande crescimento no número de ameaças aos dispositivos móveis. Sempre Instale e mantenha atualizados mecanismos de segurança como antivírus e um Firewall. Procure realizar esta ação antes da instalação de qualquer outro aplicativo.

Outro fato importante é o curto espaço de tempo entre os lançamentos de novos modelos o que leva a alta frequência de substituição dos aparelhos moveis pelos usuários muitos ainda contendo informações privadas. Assim, antes de descartar um dispositivo móvel que não sera mais utilizado apague todas as informações pessoais armazenadas e restaure as configurações de fábrica

Isto sem falar que, por serem pequenos, são muito fáceis de serem roubados, esquecidos ou perdidos. Mantenha seu dispositivo móvel sob controle, principalmente em locais de risco ou com grande fluxo de pessoas. Nunca deixe-o sobre a mesa e cuidado com bolsos e bolsas em ambientes públicos. Para os problemas de perda ou furto instale e ative uma ferramenta de rastreio do dispositivo como Lookout (http://www.lookout.com) ou o Preyproject (https://preyproject.com/).

Ao instalar aplicativos sempre o faça a partir das lojas oficiais do sistema instalado no seu dispositivo móvel, ou seja o iTunes para dispositivos da Apple ou Google Play para dispositivos Android. É sempre bom olhar as opiniões dos outros usuários sobre o aplicativo antes de instalá-lo.;

E por último, não se esqueça de fazer backup dos dados pessoais armazenados no dispositivo.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge