Cuidados com o Backup em HD externo

Olá Gilberto. Passei as músicas dos meus CDs para um HD externo portátil. Para isto utilizei o formato wave. Os dados estão bem seguros com esta cópia? Quais as recomendações que devo tomar para não perder minhas musicas gravadas no disco rígido?

Marcelo – Vitória

Olá Marcelo. É cada vez mais comum a migração de nossos dados e informações para o formato digital. Além das muitas vantagens temos algumas desvantagens e uma delas é o risco de perda. Por isto é muito importante passar a se preocupar com as cópias de segurança ou os chamados Backup.

Os Discos Rígidos, por serem dispositivos mecânicos, são falíveis e podem provocar grandes dores de cabeça aos seus usuários. Para você ter uma ideia, a vida útil de um HD está entre 5 e 7 anos de uso. A falha de um disco rígido implica (se você não tem backup) na perda de informações importantes.

Para a segurança de suas informações sugiro que você tenha, no mínimo, outro disco rígido de capacidade igual ou superior e faça uma outra cópia igual dos arquivos. Existem muitos aplicativos de segurança que podem automatizar este processo.

Quanto as músicas, considere utilizar o formato MP3 pois elas terão praticamente a mesma qualidade de áudio mas ocupando 1/10 do espaço.

(GS)

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

2 Comentários

  1. Olá Gilberto,

    Trabalho em um Museu, na qual temos um acervo grande de vídeos e áudios.
    Nossa preocupação é manter esses filmes, da melhor maneira possível e que dure anos (pra não dizer, durar pra sempre).

    Qual é a melhor opção para salvar?
    CD/DVD, HD externo, ou a rede? (a empressa possui servir de rede interno).

    Aguardo resposta.
    Muito obrigada!

    • Olá Gabriela,

      No caso específico de vocês é necessário uma analise da quantidade de dados a serem salvos além da periodicidade desejada. Seria prematuro uma avaliação a distância.

      Existem muitas opções como fitas magnéticas e ate serviços de backup na nuvem.

      Estou a disposição.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge