Devo manter o servidor ligado?

Olá Gilberto. Tenho ouvido a indicação de que os computadores utilizados como servidores, deveriam ficar ligados constantemente. Acontece, que nem sempre dispomos de local com refrigeração constante e adequada. É melhor deixar os computadores ligados, até que precisem ser substituídos? O fato do computador ficar ligar indefinidamente irá reduzir o tempo de vida útil do equipamento? Se for o caso, qual o ambiente mais adequado para que fiquem ligados?

Sirlei – Vitória

Olá Sirlei. É verdade, o processo de ligar e desligar os computadores muitas vezes acaba por causar o que chamamos de fadiga térmica o que pode provocar mal contatos e falhas. Este problema foi bastante reduzido com as novas técnicas de projeto dos equipamentos.

No caso de servidores eles foram feitos para ficar ligados constantemente durante toda a sua vída útil. Para isto o importante é ter um local com temperatura controlada (em torno dos 22 graus) e se possível com umidade controlada (entre 40 e 50% de umidade do ar).

Se você tem este ambiente pode deixar seu servidor ligado. Se este não é o seu caso então o melhor mesmo é desligá-lo.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge