Dez anos passam rápido…

Caras leitoras e leitores, este mês completam dez anos que estou à frente da coluna Antenado do jornal A Gazeta. O que inicialmente era apenas um artigo com novidades e dicas sobre aplicativos, rapidamente passou a incluir análises e testes de equipamentos e respostas às dúvidas enviadas pelos leitores.

Desde o início a proposta da coluna foi a de estar de olho no que acontece no rápido mercado de tecnologia, por isto do nome “Antenado”, apresentando os impactos sobre a sociedade e simplificando o seu uso no nosso dia a dia.

Meu grande desafio sempre foi o de abordar tecnologias e inovações, um tema muitas vezes árido, com uma linguagem acessível ao usuário iniciante e que também interessasse ao profissional com experiência na área.

Fazendo um balanço destes dez anos foram mais de 1000 artigos e respostas. Realmente um número e tanto! Para homenagear aos leitores, durante o mês de maio, os textos publicados serão sobre assuntos que mais geraram perguntas ou interesse. Espero que curtam.

Durante este tempo a coluna acompanhou as mudanças e tendências tecnológicas através de questões como a segurança da informação, a evolução extraordinária da computação móvel (a verdadeira marca do nosso tempo), o crescimento da banda larga, a TV Digital, e os queridinhos do momento, os Tablets.

Neste período testamos e recomendamos muitos utilitários e ferramentas para aumentar a produtividade no uso do computador, procurando sempre identificar aquelas que fossem gratuitas ou que apresentassem a melhor relação custo x benefício.

Mas nem tudo se resume ao hardware ou software. Também cuidamos do “Peopleware” em várias dicas e artigos que falaram sobre a postura corporal durante o uso do computador e cuidados com nossa saúde.

A competição entre os fabricantes associada com a demanda cada vez maior dos usuários faz com que o mercado de tecnologia ande em ritmo acelerado. Assim, para ficar por dentro das novidades e lançamentos, o que não é fácil, só mesmo ficando Antenado.

Agradeço aos leitores que acompanham a coluna e enviam suas dúvidas, críticas e sugestões. Todas são sempre muito bem vindas. Tem sido um grande prazer poder ajudar.

Como de costume nestes últimos dez anos, um forte abraço.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

    • Olá Walter,

      Muito obrigado pelas palavras.. tomara que tenhamos mesmos mais 10.. risos.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge