Dez anos passam rápido…

Caras leitoras e leitores, este mês completam dez anos que estou à frente da coluna Antenado do jornal A Gazeta. O que inicialmente era apenas um artigo com novidades e dicas sobre aplicativos, rapidamente passou a incluir análises e testes de equipamentos e respostas às dúvidas enviadas pelos leitores.

Desde o início a proposta da coluna foi a de estar de olho no que acontece no rápido mercado de tecnologia, por isto do nome “Antenado”, apresentando os impactos sobre a sociedade e simplificando o seu uso no nosso dia a dia.

Meu grande desafio sempre foi o de abordar tecnologias e inovações, um tema muitas vezes árido, com uma linguagem acessível ao usuário iniciante e que também interessasse ao profissional com experiência na área.

Fazendo um balanço destes dez anos foram mais de 1000 artigos e respostas. Realmente um número e tanto! Para homenagear aos leitores, durante o mês de maio, os textos publicados serão sobre assuntos que mais geraram perguntas ou interesse. Espero que curtam.

Durante este tempo a coluna acompanhou as mudanças e tendências tecnológicas através de questões como a segurança da informação, a evolução extraordinária da computação móvel (a verdadeira marca do nosso tempo), o crescimento da banda larga, a TV Digital, e os queridinhos do momento, os Tablets.

Neste período testamos e recomendamos muitos utilitários e ferramentas para aumentar a produtividade no uso do computador, procurando sempre identificar aquelas que fossem gratuitas ou que apresentassem a melhor relação custo x benefício.

Mas nem tudo se resume ao hardware ou software. Também cuidamos do “Peopleware” em várias dicas e artigos que falaram sobre a postura corporal durante o uso do computador e cuidados com nossa saúde.

A competição entre os fabricantes associada com a demanda cada vez maior dos usuários faz com que o mercado de tecnologia ande em ritmo acelerado. Assim, para ficar por dentro das novidades e lançamentos, o que não é fácil, só mesmo ficando Antenado.

Agradeço aos leitores que acompanham a coluna e enviam suas dúvidas, críticas e sugestões. Todas são sempre muito bem vindas. Tem sido um grande prazer poder ajudar.

Como de costume nestes últimos dez anos, um forte abraço.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Professor do IFES e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense.. Coordenador do Cisco Academy Support Center Ifes-ASC. Instrutor da Academia Cisco. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Professor da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados – Cibercrimes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Membro do Comitê Técnico CB21/CE27 - Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas). Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Comentarista de Tecnologia da CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

4 Comentários

    • Olá Walter,

      Muito obrigado pelas palavras.. tomara que tenhamos mesmos mais 10.. risos.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge