Dia mundial da Internet segura

Hoje é comemorado o dia mundial da Internet segura, uma data escolhida para chamar a atenção quanto aos riscos e ameaças que estamos expostos quando navegamos pela grande rede.

Estão previstas várias atividades de capacitação e conscientização sobre como aumentar nossa segurança na Internet. No site http://www.safernet.org.br/ você fica por dentro de toda a movimentação que acontecerá hoje.

Que tal começarmos a nos proteger ficando de olho nas informações que fornecemos para os sites na Internet?

Quando estamos navegando na grande rede, é muito comum a solicitação para o preenchimento de formulários de cadastro contendo informações pessoais. Isto normalmente acontece em situações como a compra de algum produto, para receber as novidades de um determinado site ou mesmo para ficar atualizado com as últimas notícias. São informações particulares e em alguns casos bastante importantes.

As perguntas que você deve ficar atento são: você sabe como estas informações serão tratadas? Estas informações serão utilizadas apenas pela empresa responsável pelo site ou ela pode transferir para terceiros? Como saber disto?

Para responder a estas perguntas existe, ou deveria existir em sites sérios, um texto chamado de Política de Privacidade. Este documento é um termo de responsabilidade no qual a empresa que administra o site esclarece como tratará as informações fornecidas por você.

Antes de preencher qualquer formulário ou fornecer qualquer informação, é interessante que você leia este documento e fique ligado às seguintes questões:

Quais informações serão coletadas no site e como serão utilizadas?
Quais informações serão compartilhadas com terceiros? Por quê e quem são eles?
Como você pode ter acesso às suas informações? É possível apagar ou alterar essas informações?
Qual a diferença entre o cadastro para compra e o cadastro para receber as novidades do site?
Quais instrumentos são utilizados para garantir a segurança de seus dados?
O site utiliza cookies? Como e por quê?
Existe algum passo da transação de compra, realizado fora do site original? Onde ocorre?
Quais foram as alterações realizadas na Política de Privacidade desde sua publicação?

Como lembrar nunca é demais, nunca, contra nenhum argumento, informe suas senhas para quem quer que seja. Ela é sua e ninguém, a não ser você, precisa dela para fazer acesso as suas informações pessoais.

Lembre-se: as informações que você fornece continuam a ser suas e devem ser tratadas com muita responsabilidade por quem as armazena.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge