Dia mundial da Internet segura

 

Nesta terça comemoramos o dia mundial da Internet segura, uma data que tem como objetivo alertar aos internautas sobre os perigos e ameaças a que estão expostos, além de conscientizá-los sobre a melhor forma de utilizar rede.

Segundo dados da ONG Safernet, 70% dos usuários de internet têm entre 09 e 16 anos e aproximadamente 45% deles não sabe onde encontrar informações sobre o melhor uso da rede ou como configurar a privacidade nos perfis das redes sociais.

Que tal começarmos a nos proteger ficando de olho nas informações que fornecemos para os sites na Internet?

Quando estamos navegando na grande rede, é muito comum a solicitação para o preenchimento de formulários de cadastro contendo informações pessoais. Isto normalmente acontece em situações como a compra de algum produto, para receber as novidades de um determinado site ou mesmo para ficar atualizado com as últimas notícias. São informações particulares e em alguns casos bastante importantes.

As perguntas que você deve ficar atento são: você sabe como estas informações serão tratadas? Estas informações serão utilizadas apenas pela empresa responsável pelo site ou ela pode transferir para terceiros? Como saber disto?

Para responder a estas perguntas existe, ou deveria existir em sites sérios, um texto chamado de Política de Privacidade. Este documento é um termo de responsabilidade no qual a empresa que administra o site esclarece como tratará as informações fornecidas por você.

Antes de preencher qualquer formulário ou fornecer qualquer informação, é interessante que você leia este documento e fique ligado às seguintes questões:

  • Quais informações serão coletadas no site e como serão utilizadas?

  • Quais informações serão compartilhadas com terceiros? Por quê e quem são eles?

  • Como você pode ter acesso às suas informações? É possível apagar ou alterar essas informações?

  • Qual a diferença entre o cadastro para compra e o cadastro para receber as novidades do site?

  • Quais instrumentos são utilizados para garantir a segurança de seus dados?

  • O site utiliza cookies? Como e por quê?

  • Existe algum passo da transação de compra, realizado fora do site original? Onde ocorre?

  • Quais foram as alterações realizadas na Política de Privacidade desde sua publicação?

Fique atente e nunca informe suas senhas para quem quer que seja. Ela é sua e ninguém, a não ser você, precisa dela para fazer acesso as suas informações pessoais.

Estão previstas várias atividades de capacitação e conscientização sobre como aumentar nossa segurança na Internet. No site http://www.safernet.org.br/ você fica por dentro de toda a movimentação.

Lembre-se: as informações que você fornece continuam a ser suas e devem ser tratadas com muita responsabilidade por quem as armazena.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.