Diagnosticando problemas

Quem já tentou usar ou instalar alguma aplicação em um computador com o hardware defeituoso sabe a dor de cabeça que isto dá.

Até descobrir onde o problema está localizado são muitas horas, e por que não dizer dias, de “briga” intensa. A questão é que são tantas variáveis para serem avaliadas que fica difícil checar todos os itens. Só para citar alguns podemos relacionar a memória, processador, controladora de disco, placa mãe e placa de vídeo.

O pior acontece quando o problema é intermitente, aí a solução fica realmente complicada. Os erros surgem, aparentemente de forma aleatória, e normalmente na pior hora.

Para estes sintomas só mesmo com muita paciência e a ferramenta certa para fazer o diagnóstico. Ainda bem que existem alguns utilitários bem espertos para nos auxiliar na caça ao componente defeituoso. Para este uso, dois utilitários são realmente uma mão na roda e não podem faltar na “caixa de primeiros socorros”.

O programa para diagnóstico de hardware campeão de indicações é o SANDRA (http://www.sisoftware.co.uk). Este nome bastante diferente é a sigla de “System Analyzer / Diagnostic and Reporting Assistant“ ou em português “Assistente para informação, análise e diagnóstico do sistema”. Este utilitário possui uma versão lite, simplificada e gratuita para uso não comercial, e outras versões mais completas (mas estas são pagas).

Para executar, o SANDRA precisa do Sistema Operacional Windows instalado e é compatível com os processadores Intel e AMD (de 32 e 64 bits). Uma vez disponível, este utilitário permite a você fazer testes contínuos (de stress) no computador, analisar em detalhes todo o hardware existente e fazer testes de performance ou benchmarks do equipamento.

Além de realizar testes com o seu computador, o utilitário SANDRA também permite o acesso aos arquivos de configuração e variáveis de ambiente do sistema. Realmente uma ferramenta muito completa para avaliação do hardware do seu computador.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge