Dicas para economizar no e-commerce

 

O e-commerce caiu nas graças dos Brasileiros, seja pela facilidade da compra seja pela possibilidade de comparação rápida de preços e produtos. Talvez seja por isto que esta modalidade de comércio cresce na proporção de dois dígitos já a alguns anos.

Para ajudar a quem está pensando em fazer comprar on-line vamos conhecer algumas dicas de como melhorar os descontos e preços dos produtos.

A primeira sugestão é utilizar o modo privado ou incógnito para acessar a loja de e-commerce que você está interessado(a), seja pela primeira vez ou seja para verificar o preço do produto continua o mesmo. Muitas lojas monitoram os usuários para saber se eles estão retornando para verificar o mesmo produto (demonstrando interesse) e com isto oferecer preços diferentes.

Outra sugestão é utilizar navegadores diferentes e dispositivos diferentes como Smartphones ou Tablets para consultar os produtos. Algumas lojas também oferecem preços diferentes dependendo do browser ou tipo de dispositivo utilizado no acesso.

Se você não está com pressa em comprar o produto, uma alternativa se identificar ao acessar o site, buscar o que deseja, colocar o produto no carrinho de compras e não concluir a compra. Algumas lojas, ao saber que você tem interesse em um determinado produto, passam a enviar mensagens para você oferecendo descontos ou “promoções” para incentivar você.

Você também pode utilizar a Internet a seu favor, e isto já funcionou comigo. Ao identificar um produto interessante em uma loja use os buscadores (Google, Bing, Duck Duck Go, etc) para procurar pelo produto e a loja. Já encontrei resultados de links “escondidos” para a mesma loja com preços bem menores. Não custa tentar não é?

Os buscadores também são interessantes na busca de promoções, cupons ou códigos de desconto. Mas aqui merece um aviso. Muitos sites que prometem estes códigos e cupons na verdade estão querendo apenas que você clique em algum link (que pode infectar seu computador) ou solicitar que você preencha um cadastro para depois ficar enviando mensagens de SPAM, assim fique de olho.

O e-commerce é uma boa forma de compra mas não se esqueça de buscar referências da loja que você está escolhendo seu produto antes de fechar o negócio. Uma boa dica é buscas informações sobre ela em sites como o http://www.reclameaqui.com.br. Durante a compra não se esqueça de imprimir todas as informações sobre o produto, forma de pagamento e prazo de entrega. Isto irá e ajudar caso tenha algum problema posterior.

Gilberto Sudre

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.