Dicas para quem usa impressoras Jato de Tinta

As impressoras que usam a tecnologia jato de tinta são muito populares e estão em quase todos os locais como residencias, escolas e empresas. Sua popularidade é decorrente de seu baixo preço, boa qualidade de impressão colorida e a facilidade na instalação.

Acompanhando esta popularidade algumas dúvidas e mitos são comuns aos usuários este tipo de equipamento

O alto custo dos cartuchos é um dos itens que mais assusta os usuários destas impressoras. Por isso na escolha de uma impressora, tão importante quanto saber quanto ela vai custar é saber quanto vão custar os cartuchos de tinta. Muitas vezes a compra de um cartucho novo pode chegar a valer metade (!!!) do preço da impressora.

Existem cartuchos de várias capacidades. Para reduzir o preço aparente do produto os fabricantes colocam no mercado cartuchos que custam menos mais também possuem uma quantidade menor de tinta. Procure se informar sobre quantas folhas, em média, o cartucho que você está comprando consegue imprimir. Em geral a quantidade de tinta do cartucho vem escrita na etiqueta. Leia e compare.

Dê preferência a impressoras que possuem cartuchos diferentes para cada uma das 3 cores básicas. Quando a impressora usa um único cartucho para todas as cores pode acontecer da tinta de uma das cores acabar primeiro e prejudicar o uso do acessório. Estas são impressoras um pouco mais caras mas que compensam para volumes altos de impressão.

Outra dúvida frequente está na escolha: cartuchos originais ou recarregados? Com o alto preço dos cartuchos originais o mercado de recarga cresceu muito. Todavia essa operação tem seus

riscos: impressões de baixa qualidade ou vazamentos são os mais comuns

Fique atento a garantia oferecida pela empresa de recarga pois normalmente ela cobre apenas a substituição do acessório e não um eventual dano a impressora. A garantia dos fabricantes de impressoras normalmente não cobre os danos causados por cartuchos recarregados. Alguns fabricantes deixam isto claro já no manual da impressora.

Observe também a disponibilidade dos cartuchos no mercado. Nada mais frustrante do que não poder usar a impressora por não encontrar o cartucho para comprar.

Existem muitos modelos de impressoras jato de tinta. Das mais simples até as multifuncionais para grandes volumes de impressão. Certamente existe um modelo adequado para o seu uso.

De qualquer forma não se esqueça de sua responsabilidade perante ao planeta. Tenha moderação ao usar a impressora. O meio ambiente e as florestas agradecem.

Gilberto Sudré

Gilberto Sudre

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES - IFES. Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança Digital e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança Digital e Perícia Computacional Forense – LABSEG. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor na disciplina de Perícia Computacional Forense da Academia de Polícia Civil do ES – ACADEPOL. Instrutor da Academia de Computação Forense Livre. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro do Grupo de Pesquisa – Justiça e Direito Eletrônicos – GEDEL. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta. Articulista do Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet e Processo Judicial Eletrônico.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

3 Comentários

  1. Alexandre

    O seu Blog e muito legal.
    Parabéns.
    Tem Um cara que fez um Blog que ensina a recarregar cartuchos de impressora HP60 usando apenas agua ao invés de tinta.
    Gostaria de saber se isso e mesmo possível.
    O blog para quem quiser conferir e http://www.imprimindobarato.blogspot.com/

    • Olá Alexandre. Obrigado pelas palavras e pela visita. Quanto a sua pergunta, eu sinceramente nunca tinha ouvido falar e duvido muito que seja verdade. Grande abraço (GS)

  2. Olá Gilberto, tudo bom?

    Bem interessante este post, é sempre bom esclarecer essas dúvidas para quem vai comprar uma impressora. Concordo com você sobre os cartuchos recarregados, é necessário ter muita cautela, muitas vezes o barato pode sair caro. É importante também ter bastante atenção ao escolher a impressora ideal, acredito que o melhor a se fazer antes de adquirir um equipamento é avaliar a demanda de impressão, qual a qualidade necessária e verificar se a impressora poderá atender a todas estas necessidades.

    Parabéns pelo blog.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge