Disco rigido barulhento

Olá Gilberto. Quanto ligo meu computador o disco rígido faz um barulho muito estranho, como se algo estivesse “raspando” dentro dele. Quando era novo este barulho não existia. É algum problema?

Ricardo – Vitória (Via Internet)

Bom dia Ricardo. Você tem razão em achar que o disco rígido está com problemas.

As unidades de disco rígido, em sua operação normal, não emitem ruído algum. Principalmente os modelos mais novos, que são bastante silenciosos.

Apesar do disco ainda não apresentar erros de leitura e de gravação das informações, você pode utilizar a ferramenta de checagem de disco (como os encontrados na área de acessórios do Windows) para verificar a existência de alguma área defeituosa (chamada também de Bad Block). Mesmo que o programa não encontre erros, desconfie do disco pois ele pode estar lhe preparando uma surpresa!!

Aumente a frequência dos backups dos dados gravados neste disco e já providencie um novo disco pois acho que este que está instalado tem vida curta.

(GS)

Gilberto Sudre

Professor e Pesquisador da FAESA – Centro Universitário e IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense - LABSEG. Perito e Assistente Técnico em Computação Forense. Instrutor da Academia de Polícia do ES na área de Computação Forense. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro da HTCIA - High Technology Crime Investigation Association. Liderança do Singularity University - Vitória Chapter. Membro fundador do DC5527, grupo local da Conferência Internacional de Segurança da Informação DEF CON. Articulista do Jornal A Gazeta. Autor do Blog Conexão Digital. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN e TV Gazeta. Autor dos livros Antenado na Tecnologia e Redes de Computadores e co-autor dos livros Internet: O encontro de 2 Mundos, Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital, Marco Civil da Internet, Processo Judicial Eletrônico e Tratado de Computação Forense.

Website: http://gilberto.sudre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.